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Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCENILDE THALISSA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCENILDE THALISSA DE OLIVEIRA
DATA: 04/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES SOBRE O CORPO FEMININO NEGRO NO ENSINO DE BIOLOGIA: INVESTIGANDO PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Corpo feminino negro. Ensino de biologia. Proposições didáticas.


PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho se insere no campo das pesquisas educacionais que problematizam temas de
relevância social presentes no espaço pedagógico escolar, e que tenta compreendê-los a partir
de uma perspectiva contextual histórica e sociocultural, que trazem em si a vertente dos
estudos pós-estruturalistas, os quais se configuram pela desconstrução e crítica ao binarismo,
à padronização e à universalização presentes nas explicações das relações humanas.
Investigar o corpo feminino negro no ensino de Biologia é perceber como as categorias corpo
(Louro, Goellner, Beauvoir), sexo/gênero/feminino (Scott, Beauvoir, Butler, Louro) e raça/cor
(Banton, Hall, Guimarães, Grosfoguel) estão imbricadas e se relacionam a objetividade
biológica do corpo humano, mas que devem propriciar compreender o sujeito e a figura da
mulher negra enquanto produto de construções socio-histórico cultural dadas discursivamente
e possíveis de serem tratadas pelo olhar interseccional dos Estudos Feministas Negro em que
cabem autoras como bell hooks, Sueli Carneiro, Lélia Gonzales, Angela Davis, entre outras.
Este trabalho se encontra a partir da perspectiva dos Estudos Decoloniais (Candau,
Grosfoguel, Guimarães, Haraway) em problematizar as construções do histórico colonial e da
colonialidade presentificada na relações sociais contemporâneas, como também, dos Estudos
Culturais (Hall, Baptista, Silva, Louro) que discutem as relações de poder interligada as
construções culturais. Assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar o desenvolvimento de
proposições didáticas que ressignifiquem as representações sobre o corpo feminino negro no
ensino de Biologia. Nesse sentido, a investigação se caracteriza como um estudo de caso
desenvolvido em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de São Luís - MA, com
turmas do 3o ano do EM. As ações teórico-metodológicas se dão a partir de uma abordagem
qualitativa, com pesquisa documental e bibliográfica, e da Análise Dialógica do Discurso para
responder a seguinte questão: Como proposições didáticas intervencionistas sob a perspectiva
de sociocultural do corpo feminino negro podem oportunizar (re)ssignificações no ensino de
Biologia? No corpus que constitui os resultados iniciais desta pesquisa são dadas por parte
das primeiras práticas de pesquisa, são elas os questionários semi-estruturados desenvolvidos
com professores/as e alunos/as e análise documental dos livros didáticos utilizados pela
escola nas aulas de Biologia. O tratamento dos discursos dos questionários e dos livros
didáticos se dão pela Análise Dialógica dos Discursos (ADD), técnica concebida pelo círculo
bakhtiniano (BRAIT, 2006; VOLOCHINOV, 2017) a partir da compreensão socializada dos
enunciados. Em desenvolvimento encontram-se as práticas com os alunos com a utilização
dos gêneros digitais Padlet e Blogue e as análises da BNCC, e de outros materiais curriculares
para o ensino de Biologia. Os resultados parciais demonstram que mesmo que professores/as
e alunos/as relacionem temáticas socioculturais ao ensino de Biologia, e consequentimente o
corpo feminino negro, exite um certo distanciamento da abordagem dessas na prática
pedagógica. Como Produto Técnico Tecnológico temos a produção de um Ebook interativo
para o desenvolvimento práticas didático-pedagógicas que ressiguinifiquem o corpo feminino
negro no ensino de biologia a partir de uma perspectiva desconstrucionista, histórico-cultural
de caráter antirracista e antissexista.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 799117 - ANA PATRICIA SA MARTINS
Interno - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Externo à Instituição - LUCIMAR ROSA DIAS - UFPR
Notícia cadastrada em: 07/06/2022 15:43
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