Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXSANDRA GOMES BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXSANDRA GOMES BARROS
DATA: 27/06/2022
HORA: 16:00
LOCAL: A Qualificação será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
SEXUAL À LUZ DOS ESCRITOS DE GUACIRA LOPES LOURO


PALAVRAS-CHAVES:

educação sexual; formação de professores; pensamento queer.


PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A abordagem qualitativa orienta a pesquisa documental e bibliográfica da presente dissertação,
permitindo a análise do discurso de Guacira Lopes Louro sobre a Educação Sexual como
categoria de formação docente. Biografamos Guacira Lopes Louro e dissertamos sobre a escola
e a formação de professoras e professores no campo da educação sexual. Os pressupostos
teóricos e a analítica realizada abrangem as categorias pós-modernidade, pós-crítica, pósestruturalista,
dos estudos culturais e pensamento queer. O Produto Técnico-Tecnológico (PTT)
é uma proposta pedagógica de formação docente, que, a partir de problematizações, confere
pistas para o trabalho com a temática educação sexual crítica. Entendemos que o dispositivo da
pedagogia normalizadora, através de suas operações heteronormativas, produz assujeitamentos
violentos, aviltantes e sistemáticos para realizar o apagamento e a subalternização das
sexualidades qualificadas como abjetas, periféricas ou anormais. A educação problematizadora,
com disposição queer, sinaliza possibilidades para a educação e a educação sexual em uma
perspectiva crítica de cidadania


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Interno - 799117 - ANA PATRICIA SA MARTINS
Externo à Instituição - JANE FELIPE DE SOUZA - UFRGS
Notícia cadastrada em: 07/06/2022 11:03
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1