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Banca de DEFESA: ANA LUIZA DOS ANJOS ARAÚJO VALE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA LUIZA DOS ANJOS ARAÚJO VALE
DATA: 03/06/2022
HORA: 15:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E AS POSSIBILIDADES DE ELABORAÇÃO COLETIVA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MARANHÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Elaboração coletiva. Formação. Gestão Escolar. Projeto Político Pedagógico.


PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Estadual do Maranhão, (PPGE/UEMA) na linha de gestão educacional e escolar, objetiva analisar
a relação do Projeto Político Pedagógico (PPP) com a formação dos profissionais da educação e
comunidade escolar em uma escola da rede pública estadual do Maranhão, a partir da construção,
utilização e avaliação de um repositório de orientações, que consistirá como produto da pesquisa.
Desse modo, o estudo possibilitará reflexões sobre os debates que permeiam o PPP na gestão
educacional e escolar, e sobre o seu alcance na formação dos profissionais da educação e

comunidade escolar. Nesse escopo, se utiliza da abordagem qualitativa de pesquisa, configurando-
a por meio de uma pesquisa participante desenvolvida em cinco etapas, em que pretendem atender

aos objetivos do estudo, contando com a participação de representantes da comunidade da escola
pública estadual em questão, que se organizaram em: vivência na escola com observações
participantes; aplicação de entrevistas e questionários semiestruturados; análise de conteúdo;
construção do repositório de orientações; e, por fim, utilização e avaliação do repositório. A
investigação se desenvolve com a construção do estado de conhecimento, e que se fundamenta em
autores como: Veiga (2013); Padilha (2017); Vasconcellos (2019); Libâneo (2002, 2004, 2006,
2018), Luck (2000, 2011, 2013), dentre outros. O texto apresenta sete seções destinadas à
apresentação das intencionalidades da pesquisa, iniciada com introdução e finalizada com as
considerações finais, bem como os caminhos metodológicos adotados, que resultam na
apresentação e análise dos dados empíricos em Produto Técnico Tecnológico com orientações e
referências para os processos de PPPs. A construção das categorias de análise, a partir da
interlocução do trabalho empírico e do referencial teórico que fundamentou a pesquisa, permitiu
não só indicar a existência da relação entre PPP e formação, como também afirmar, para o espaço
da escola pública, a possibilidade de construção do PPP. Também sugere que os participantes
aprofundem a compreensão das, ainda complexas, relações entre organização escolar e
mecanismos de participação, a partir das práticas realizadas diariamente, como a disposição do
trabalho coletivo que, construído, possibilita a elaboração de propostas coletivas, a exemplo do
PPP. Quanto ao repositório, produto da pesquisa, se configurou como um instrumento coletivo,
em que contribui para descentralização de poder na escola e se constitui em uma oportunidade
para discussões acerca das dimensões formativas no contexto educacional. Logo, a escassez de
produções científico-acadêmicas acerca da relação entre processos do PPP na gestão escolar, e,
formação para a comunidade escolar nos sistemas de ensino, ratificam a relevância desta pesquisa
em suas dimensões política, social, pedagógica e acadêmica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6474 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Interno - 865065 - ALBIANE OLIVEIRA GOMES
Externo à Instituição - MARIA JOSE PIRES BARROS CARDOZO - UFMA
Notícia cadastrada em: 03/06/2022 11:20
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