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Banca de QUALIFICAÇÃO: POLIANA ANDRESSA COSTA MELONIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLIANA ANDRESSA COSTA MELONIO
DATA: 20/06/2022
HORA: 08:30
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

AFETO E COGNIÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: potencialidades da dimensão socioafetiva na aprendizagem

 


PALAVRAS-CHAVES:

afetividade; Educação Infantil; aprendizagem. práticas pedagógicas


PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este texto foi elaborado para a Qualificação de Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão e tem como objetivo central analisar as implicações da dimensão socioafetiva nas práticas pedagógicas na Educação Infantil. Tem a assertiva de que elas são potencializadoras nesse nível de ensino, na aprendizagem da criança. Nesse percurso, busca identificar o lugar de infância e criança na história, para contextualizar os conceitos de afeto e Educação Infantil. Reconhece a importância do brincar para o crescimento afetivo e cognitivo, buscando identificar a relação entre as práticas pedagógicas e a afetividade na mediação para o desenvolvimento infantil. Está orientada nos princípios do método Histórico-Dialético e nos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica. O contexto empírico em que a pesquisa se concretiza, é no município de Codó-MA, localizado na mesorregião leste maranhense, a cerca de 304 quilômetros da capital, São Luís. A pesquisa segundo os objetivos é Descritiva, quanto à coleta de dados é de Levantamento e quanto à relação pesquisador/sujeito, é uma Pesquisa-ação. O arcabouço teórico que fundamenta este estudo no que concerne a concepção de criança, infâncias e a implicações socioafetivas como mediação para potencializar a aprendizagem infantil, está desenhada a partir das contribuições de autores como Agamben (2005); Sarmento (2008); Kuhlmann Jr. (1998); Wallon (2007; 1986; 1979); Vigostki (2000) Tardiff (2002); Formosinho (2007); Zeichner (2010); entre outros. As analises parcialmente levantadas, desvelam que as significações produzidas por professores e professoras da Educação Infantil, sobre a afetividade como mediação para o desenvolvimento das aprendizagens infantis, não incorporam a perspectiva cartesiana, com enfoques organicistas, que torna polarizada a relação afeto e cognição, conferindo ao aparato afetivo a condição de subjugado ao cognitivo. Apresenta como projeto para o produto técnico tecnológico que é uma exigência do Mestrado Profissional, a elaboração de um Livro Paradidático para a Educação Infantil, com teor alinhado com as discussões da Dissertação. Conclui que a unidade afetivo-cognitivo materializa a atividade humana, torna a afetividade e a cognição partes inerentes da aprendizagem, portanto, se constitui em elemento essencial para a educação Infantil.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 7199 - FRANC LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO
Presidente(a) - 6682 - IRIS MARIA RIBEIRO PORTO
Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS DE MELO - UFMA
Notícia cadastrada em: 24/05/2022 11:45
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