Banca de QUALIFICAÇÃO: LILLIAN RAQUEL BRAGA SIMÕES

DISCENTE: LILLIAN RAQUEL BRAGA SIMÕES
DATA: 20/06/2022
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)

PSICODRAMA PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: um estudo de caso

Ensino superior; formação de professores; Psicodrama Pedagógico.

ÁREA: Educação

Este texto foi elaborado para a Qualificação de Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão. Tem como foco o Psicodrama Pedagógico, metodologia que nasceu em um campo terapêutico, mas alargou esse campo de conhecimento à educação constituído de atividades integradas por trabalhos em grupo, jogos e dramatizações para desenvolver uma temática específica. Não é uma atividade desconhecida, embora nem tanto popular e tem sido utilizada para além da área educacional, como empresas, organizações para treinamento e seleção. Tem como objetivo analisar os efeitos da utilização do Psicodrama Pedagógico em seu caráter mesológico, na formação de professores a partir do. desenvolvimento de um estudo de caso com base na relação teórica da afetividade nas aprendizagens no ensino superior. O trabalho tem a assertiva de que o Psicodrama Pedagógico é um recurso que pode contribuir com o processo de ensino aprendizagem, no contexto educacional mediado pelo professor. A motivação para a pesquisa surgiu da prática de aplicação do desse método pela pesquisadora como docente, no contexto educacional superior nos espaços do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). O método utilizado nesta pesquisa é o Fenomenológico, por envolver a percepção dos participantes, professores e alunos, sobre a utilização do Psicodrama Pedagógico no local da pesquisa. De acordo com os objetivos, é um estudo do tipo Exploratório, com base no fato de que no cenário do ensino superior, esse é um tema pouco explorado e que requer maior conhecimento e prática (GIL, 2000). Segundo a relação participantes/ pesquisador, é uma pesquisa Qualitativa , uma vez que esse tipo de pesquisa trabalha com um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes que não podem ser quantificados (MINAYO, 2002), o que corresponde ao perfil da pesquisa.  De acordo com os procedimentos técnicos de coleta de dados, baseado em Gil (2000), é um Estudo de Caso, tendo como abordagem técnica para pesquisa de campo, a opção pela observação, entrevistas de forma semiestruturada e grupo focal. O arcabouço teórico para embasar o delineamento e aporte metodológico desta investigação tem autores como Bardin (2011); Gamez e Marques (2021), Gil (2008); Minayo, Deslandez e Gomes (2015); Moreno (2014); Romanã (1996), que viabilizam a historicidade da trajetória do psicodrama, sua metodologia e correlação com a afetividade no ensino superior. Apresenta parcialmente, como resultado das análises até o momento a constatação de que, professores e alunos consideram que o método é um recurso importante com resultados significativos na sua aplicação na sala de aula. Afirmam que é interessante, válido e efetivo pelo caráter inovador e diferente do que tem experimentado nos ambientes da Academia, que tem feito um diferencial nas aprendizagens. Conclui que é necessário ampliar as possibilidades na formação de professor, tornar significativo o uso de diferentes campos para a expressão do conhecimento, que utilizam materiais de referência que enfatizam a produção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento global do indivíduo, como protagonista do processo de aprendizagem, como o Psicodrama Pedagógico. E que essa construção deixará um legado significativo para novos estudos, investigações e produções científicas.

Externo à Instituição - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA - UFMA
Presidente(a) - 6682 - IRIS MARIA RIBEIRO PORTO