Telefone/Ramal: | Não informado |
A PARTICIPAÇÃO COMO PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: uma análise da atuação do Conselho Escolar no município de Capitão de Campos - PI
Gestão Democrática. Participação. Conselho Escolar. Democracia.
O presente estudo “A participação como princípio da gestão democrática: uma análise da atuação do Conselho Escolar no município de Capitão de Campos – PI” parte do seguinte problema de pesquisa: Quais os principais desafios vivenciados pelo colegiado escolar em sua participação no âmbito das escolas da rede municipal em Capitão de Campos/PI? Este estudo tem como objetivo analisar, a partir da atuação do colegiado escolar da rede municipal de Capitão de Campos/PI, como o princípio da participação pode contribuir para efetivar a gestão democrática. A pesquisa parte da perspectiva de uma abordagem qualitativa e será desenvolvida no município de Capitão de Campos, localizado a aproximadamente 118 km da capital Teresina do estado do Piauí. Para entender a narrativa histórica, o conceito e papel do conselho escolar, nos envolvemos no campo teórico da democracia e da participação nas ideias clássicas e contemporâneas, tomando por base, os seguintes autores Para desenvolvimento destes capítulos, tomamos os seguintes autores como base (BOBBIO, 1982, 1987, 1998), (MONTAÑO E DURIGUETTO, 2011), (COUTINHO, 2008), (OSÓRIO, 2019), (BORDENAVE, 1994), (HELD, 1991), (CABRAL NETO, 1997); (PARO, 2000, 2016, 2018), (SANDER, 2007, 2009), (NETO; CASTRO, 2011), (SANTOS, 2004, 2008), (HORA, 2007a, 2007b), (ANTUNES, 2008), (ADRIÃO; CAMARGO, 2001) e outros que contribuíram para melhor compreensão acerca do tema em evidência. Assim sendo, estas primeiras aproximações nos direcionaram para a concepção que guiará a análise das falas dos sujeitos da pesquisa, observando a emancipação social determinada por Gramsci, como uma possibilidade de ascensão de uma nova classe social, capaz de envolver-se concretamente nas questões dos direitos sociais, tornando-se sujeito histórico, consciente e politicamente ativo.