Banca de QUALIFICAÇÃO: JERFFESON MIGUEL DE OLIVEIRA

DISCENTE: JERFFESON MIGUEL DE OLIVEIRA
DATA: 26/04/2022
LOCAL: Via conferência (Plataforma Microsoft TEAMS)

A PARTICIPAÇÃO COMO PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: uma análise da atuação do Conselho Escolar no município de Capitão de Campos - PI

educação escolar. Humano. democracia

ÁREA: Educação

O processo de democratização do país ocasionou em uma ressignificação do conceito de democracia atribuindo-lhe uma nova estrutura de análise com base na autonomia das tomadas de decisões. Nos espaços escolares esse discurso ganhou força através do conceito de participação entendido como uma dimensão da gestão democrática da educação, associado ao entendimento dessa prática como um exercício de poder (BORDENAVE, 1994).
No contexto da gestão escolar, a prática de participação está imersa nas questões sociais, pois perpassa os muros da escola à medida que influencia no comportamento humano e no processo formativo oriundo dos espaços escolares. Nessa linha de entendimento, o presente trabalho aborda como tema a participação na gestão da educação escolar, delimitado sobre a abordagem da importância da participação do conselho escolar para efetivação da gestão democrática da educação, compreendendo, portanto, o objeto de investigação deste estudo.

Interno - 6474 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Presidente(a) - 824.330.623-49 - ANTONIO SOUSA ALVES - UFPA