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Banca de QUALIFICAÇÃO: LIGIA DO SOCORRO SOUZA GONCALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIGIA DO SOCORRO SOUZA GONCALVES
DATA: 16/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PORTO RICO DO MARANHÃO: Elaboração, implementação e monitoramento


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão educacional e escolar democrática; Projeto Político Pedagógico; Porto Rico – MA.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este projeto se desenvolve a partir da concepção de gestão democrática, assegurada na
Constituição Federal (CF) de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDBEN) de 1996 e no Plano Nacional de Educação (PNE) da Lei n.º 13.005, de junho de
2014. Neste escopo legal, entende-se o Projeto Político Pedagógico (PPP) como um
instrumento que possibilita a gestão democrática na escola. Dessa forma, a pesquisa “Projeto
Político Pedagógico nas escolas Municipais de Porto Rico do Maranhão: elaboração,
implementação e monitoramento”, tem como objetivo fortalecer os princípios da gestão
democrática das escolas municipais, com a elaboração de um curso de formação continuada
desenvolvido com a comunidade escolar sobre elaboração, implementação e monitoramento
de Projeto Político Pedagógico. Busca-se, também, perquirir o entendimento dos profissionais
de educação (gestor escolar, professor, coordenador pedagógico e técnico) sobre a relevância
do PPP para a gestão escolar democrática, que viabilize um planejamento contextualizado
com a realidade social e local em que a escola está inserida. Para isso, desenvolvem-se
instrumentos metodológicos que se apoiam em compreender a relação dos sujeitos com o
objeto de estudo, neste caso o PPP. O caminho pesquisado é de natureza qualitativa, pesquisa
bibliográfica, documental e de campo. O mapeamento das escolas acontecerá com a aplicação
do questionário estruturado pela relevância na identificação dos sujeitos e dos espaços que
estão inseridos nesta pesquisa. Para a produção de dados, desenvolveu-se a entrevista
semiestruturada como instrumento de abordagem qualitativa, que apontará os principais
desafios e limites elencados pelas escolas no processo de elaboração, implementação e
monitoramento do PPP. As considerações parciais apontam que o PPP é um instrumento que
norteia a gestão escolar no trabalho pedagógico, com orientações que organizam e conduzem
o cotidiano escolar, baseado no princípio democrático com a participação coletiva. Portanto,
se reafirma a importância de um curso de formação continuada desenvolvido com a
comunidade escolar sobre elaboração, implementação e monitoramento de Projeto Político
Pedagógico, sendo pertinente prosseguir com o desenvolvimento para aprofundamento dos
dados. O aporte teórico com alguns autores, Pimenta (1995), Paro (2011,2016), Libâneo
(2012, 2009), Veiga (2013), Luck (2011), Cury (2002).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6474 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Externo ao Programa - 807588 - MARCIA RAIKA E SILVA LIMA
Interno - 866138 - NADJA FONSECA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 07/03/2022 09:42
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