Banca de DEFESA: ANDREIA DE LOURDES RIBEIRO PINHEIRO

DISCENTE: ANDREIA DE LOURDES RIBEIRO PINHEIRO
DATA: 24/11/2021
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)

O LUGAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO MÉDIO

Educação Ambiental. Espaços Escolares. Ensino Médio.

ÁREA: Educação

Atualmente a discussão da problemática ambiental se tornou uma das principais preocupações da sociedade contemporânea. A partir do agravamento dessa situação, a sociedade vem discutindo e refletindo sobre o impacto de suas atividades, desenvolvendo assim uma série de iniciativas, a exemplo da Educação Ambiental. As Instituições de Ensino são importantes espaços para a efetivação dessa prática, o elo entre Universidade-Escola permite a concretização de ações de cunho pedagógico voltadas para uma formação de cidadãos mais conscientes, informados, sensibilizados e atuantes, preocupados não só com a discussão, mas também na procura de soluções para as questões ambientais. Esta dissertação teve o objetivo de analisar o contexto da Educação Ambiental no Centro de Ensino Educa Mais Paulo VI, Escola de Aplicação da Universidade Estadual do Maranhão, que culminou na elaboração de um estudo integrado que propõe formas de interação entre a Universidade e as escolas de ensino médio em busca da concretização dessa temática de forma contínua. Para respondermos qual o lugar da Educação Ambiental na escola e em quais condições é possível desenvolver um projeto interdisciplinar para a concretização dessa prática de forma permanente nos espaços escolares, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa embasada no método histórico-dialético, do tipo exploratória. Como instrumento principal de coleta de dados, nos servimos da pesquisa bibliográfica (buscando informações sobre o objeto de estudo nos documentos oficiais – legislação internacional, nacional e estadual) e análise documental (do Projeto Político Pedagógico da Escola e possíveis Projetos Didáticos já desenvolvidos ou em desenvolvimento). A técnica de análise de conteúdo utilizada para explorar os documentos levantados consistiu em três etapas: pré-análise (seleção do material a ser analisado seguindo de uma leitura superficial do mesmo), a investigação do material (a análise propriamente dita consistiu na codificação, categorização e quantificação da informação) e o tratamento e interpretação dos resultados o que possibilitou a apresentação do produto final da dissertação que se trata de uma sugestão pedagógica para subsidiar os docentes além de um sumário executivo direcionado as instituições envolvidas no processo, voltado para a execução de ações de cunho ambiental no âmbito escolar. O presente texto dissertativo dividiu-se em quatro seções, organizadas em nove subseções: na primeira seção com a apresentação da trajetória acadêmico-profissional no contexto do mestrado, a introdução e o itinerário metodológico. Já na segunda seção, apresentamos o referencial teórico, com o intuito de contextualizar o objeto de estudo, temos assim a exposição dos principais teóricos e conceitos utilizados para sustentação da pesquisa, o que nos permitiu traçar um panorama das possibilidades e necessidades de ações ambientais no ensino formal, em especial no ensino médio. Na terceira seção, temos a análise do marco legal ambiental e seus desdobramentos, bem como a discussão de como se tem tratado o tema no ensino médio maranhense e análise do Projeto Político Pedagógico da Escola de Aplicação, destacando ainda o caminho trilhado pela UEMA nesse contexto, finalizando com quarta seção com a apresentação do processo de construção do Produto Técnico Tecnológico. A partir da pesquisa dissertativa foi possível percebermos que ao longo da construção da discussão da temática ambiental no país tivemos avanços significativos, porém constatarmos que, apesar do arcabouço legislativo e do empenho de docentes, gestores e pesquisadores, ainda existem lacunas e dificuldades na efetivação da temática de forma permanente no chão da escola; sendo necessária a soma de esforços dos diferentes sujeitos e instituições envolvidas no processo educacional para que as práticas de Educação Ambiental sejam, de fato, executadas e consumadas nos espaços escolares.

Interno - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Presidente(a) - 7362 - MARIA GORETTI CAVALCANTE DE CARVALHO