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Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA ABREU DA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA ABREU DA CUNHA
DATA: 01/12/2021
HORA: 08:30
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

“O ARTE/EDUCADOR E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Um estudo de caso sobre o Arte/ Educador no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA”.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Arte. Ensino Integrado. Identidade Docente.


PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O ensino de arte colabora de forma significativa com o desenvolvimento da sensibilidade
estética e percepção crítica do estudante em todas as modalidades de ensino. No Maranhão, o
Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) oferece em tempo
integral um ensino que propõe a integração entre ensino médio propedêutico e ensino técnico
em um único currículo na oferta do Ensino Integrado, apresentando em sua matriz curricular o
componente Arte conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN).
Todavia, com o contexto da Lei 13.415 que trata da Reforma do Ensino Médio, o componente
Arte tornou-se estudos e práticas, perdendo espaço de carga horária assegurada neste nível de
ensino em função da redução de carga horária máxima total de 1800 horas para os 3 anos.
Face a esta realidade, esta dissertação busca compreender os reflexos que tal contexto trouxe
para a prática do ensino de arte no Maranhão, especificamente a partir da Lei 13.415, no
ensino integrado. Esta pesquisa realiza-se a partir do relato de como o ensino da Arte é
desenvolvido nessa instituição, com abordagem Fenomenológica em Merleau-Ponty (2018).
Como fundamentação teórica deste estudo, as bases estão em Ferraz e Fusari (2001), Pimenta
(1997), Barbosa (2009), (2012), (2013), Pacheco (2012) e Brasil (1971), (1996), (1998),
(2016), (2017), (2018). A abordagem metodológica reúne entrevistas semiestruturadas
aplicadas à comunidade escolar do IEMA, bem como pesquisa bibliográfica e documental
para melhor compreensão do objeto. Como Produto Técnico Tecnológico – PTT, propõe-se
elaborar uma galeria virtual que permita ao Arte/ Educador expor os trabalhos artísticos dos
alunos e pequenos relatos da experiência na visão do estudante, do professor e da comunidade
sobre as temáticas artísticas de forma interativa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Presidente(a) - 7362 - MARIA GORETTI CAVALCANTE DE CARVALHO
Externo ao Programa - 7323 - RAIMUNDA NONATA FORTES CARVALHO NETA
Notícia cadastrada em: 04/11/2021 10:16
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