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Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS
DATA: 24/11/2021
HORA: 09:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA: implicações para a melhoria da qualidade da educação na rede pública municipal de ensino de São Luís/Ma.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Gestão Escolar democrática. Qualidade da Educação.


PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente Projeto de Dissertação, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na Linha de Pesquisa “Gestão educacional e escolar”, tem como objetivo analisar o papel do gestor escolar no âmbito das ações realizadas na escola, buscando apreender possíveis contribuições para a melhoria da qualidade da educação na rede pública municipal de São Luís – MA. A análise levará em conta os princípios que orientam a gestão democrática, definidos na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9.394/96.  A qualidade da educação básica é um desafio permanente posto aos sistemas públicos de ensino, notadamente a partir dos anos 1990, momento inicial de importantes reformas na educação brasileira, impulsionadas pela Reforma do Estado e pela atual LDBEM. Nesse sentido, o trabalho do gestor ganha centralidade e passa a figurar associado à qualidade da educação que se realiza na escola e, de igual modo, a gestão é entendida como mediação, ou seja, como utilização racional de recursos para a realização de determinados fins, o que requer uma adequação dos meios utilizados aos objetivos a serem alcançados. A escola, enquanto instituição social, promotora de saberes e práticas sociais e culturais, contribui tanto para a manutenção das desigualdades sociais, como também para a sua superação, e o gestor escolar, nesse sentido, constitui-se importante profissional, cujo papel reveste-se de grande relevância na organização dos espaços/tempos escolares e para a qualidade da educação escolar. Estudos de Lück (2010), Ferreira (2011), Bezerra (2009), Albuquerque (2013), Fonseca e Oliveira (2011), Paro (2002, 2005, 2009, 2011), entre outros, revelam como o papel do gestor é fundamental na organização e funcionamento da escola e nos resultados por ela alcançados. Tendo em conta a problemática apresentada, o estudo buscará responder à seguinte questão: o trabalho do gestor escolar, no âmbito das ações realizadas na escola, contribui para a melhoria da qualidade da educação escolar na rede pública municipal de São Luís – MA? Para esta pesquisa adotar-se-á a abordagem qualitativa, por permitir estreita ligação e aprofundamento do objeto de estudo com o pesquisador (BOGDAN e BIKLEN, 1994). Dado o caráter exploratório e descritivo-analítico da pesquisa, serão adotados os procedimentos de observação sistemática, análise documental, realização de entrevistas semiestruturadas. Participarão da investigação professores do ensino fundamental e gestores de duas escolas pertencentes à rede de ensino pública municipal de São Luís. Por se tratar de um estudo realizado junto a um Programa na modalidade Mestrado Profissional, terá como Produto Técnico Tecnológico uma Cartilha de orientações para subsidiar à compreensão e à realização do trabalho do gestor no âmbito das suas funções. Até o momento atual, o estudo ainda não possui resultados, tendo em conta que está em fase de construção. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6474 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Externo à Instituição - GABRIELA SOUSA REGO PIMENTEL - UNEB
Presidente(a) - 7172 - SEVERINO VILAR DE ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 04/11/2021 09:18
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