Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIA MENDES LOBATO MELONIO

DISCENTE: LILIA MENDES LOBATO MELONIO
DATA: 17/08/2021
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)

PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR E A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES: análise das práticas de gestão escolar da Tecnologia de Gestão Educacional (TGE) adotadas nas Unidades Plenas do IEMA

Modelo de gestão. IEMA. Ensino-aprendizagem.

ÁREA: Educação

Trata-se de investigação científica, com intuito de analisar as repercussões da Tecnologia de Gestão Educacional (T.G.E.), Modelo de Gestão adotadas nas Unidades Plenas do IEMA, no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, através do estudo das práticas de gestão escolar adotados pelos gestores das Unidades Plenas São José de Ribamar e São Luís - Centro. Para isso, recorre à análise de autores que tratam de Gestão Educacional e Escolar, como Heloisa Lück, José Carlos Libâneo; Victor Henrique Paro, dentre outros. Recorre-se, ainda, à pesquisa documental para levantamento de dados estatísticos e educacionais do IEMA, como os descritos na Proposta Pedagógica (2016), nas Diretrizes Operacionais do Instituto (2021), no Regimento Interno das Unidades Plenas do IEMA (2015) e no Sistema de Gestão Acadêmico do IEMA, chamado Sistema Ibutumy. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Para a coleta de dados serão adotadas as técnicas metodológicas do questionário, para os estudantes, e a entrevista para os professores e gestores. Por fim, como produto técnico tecnológico (PPT) da pesquisa, propõe a criação de um Espaço Virtual Formativo de Gestão Escolar (WebSite) para divulgação de material científico sobre modelos e práticas de gestão escolar, podendo ser utilizado, também, para relatos de experiências das equipes gestoras em ações de melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Presidente(a) - null - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES
Interno - 9068 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE