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FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL: um olhar sobre a experiência em duas escolas da rede municipal de Altos-PI
Formação inicial de Professores; Relação teoria/prática no processo formativo; Prática pedagógica.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da formação inicial docente
para a prática pedagógica do professor no contexto de sala de aula, face às
transformações sociais que provocaram novas demandas nos processos de ensino e
aprendizagem. Nesse entendimento, a formação inicial do futuro professor deve
estabelecer um dialógico entre a base teórica do curso de licenciatura com a realidade
do cotidiano escolar, possibilitando a compreensão do papel do professor como
mediador de uma educação emancipatória. Nesse sentindo busca-se refletir criticamente
sobre a relação entre teoria e prática na formação inicial docente, com apoio em
estudiosos da área da Educação, como Saviani, Duarte, Freitas, Freire, entre outros, que
concebem a Educação numa dimensão crítica, por conseguinte, na formação de
professores, sem prescindir de outros estudiosos que, embora não compartilhem de
imediato com aquela concepção, oferecem subsídios para a compreensão do processo
formativo, como Alarcão, Tardif, Gatti, entre outros. A pesquisa é de natureza
qualitativa, pelo seu objeto de viés humano, portanto, social e de abordagem
interpretativa. Como instrumento para a coleta dos dados serão realizadas entrevistas
semiestruturadas com 10 professores que atuam no ensino fundamental 1o ao 3o ano e 3
coordenadoras pedagógicas de 2 escolas da Rede Pública Municipal de Altos – PI. Os
dados serão analisados com base em uma perspectiva crítica. Como Produto Técnico
Tecnológico será desenvolvido um curso de formação em um ambiente virtual de
aprendizagem, de forma a possibilitar uma reflexão sobre a formação docente e os
desafios da prática de sala de aula.