Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CHARLE FERREIRA PAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHARLE FERREIRA PAZ
DATA: 25/08/2021
HORA: 14:30
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL: um olhar sobre a experiência em duas escolas da rede municipal de Altos-PI


PALAVRAS-CHAVES:

Formação inicial de Professores; Relação teoria/prática no processo formativo; Prática pedagógica.


PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da formação inicial docente
para a prática pedagógica do professor no contexto de sala de aula, face às
transformações sociais que provocaram novas demandas nos processos de ensino e
aprendizagem. Nesse entendimento, a formação inicial do futuro professor deve
estabelecer um dialógico entre a base teórica do curso de licenciatura com a realidade
do cotidiano escolar, possibilitando a compreensão do papel do professor como
mediador de uma educação emancipatória. Nesse sentindo busca-se refletir criticamente
sobre a relação entre teoria e prática na formação inicial docente, com apoio em
estudiosos da área da Educação, como Saviani, Duarte, Freitas, Freire, entre outros, que
concebem a Educação numa dimensão crítica, por conseguinte, na formação de
professores, sem prescindir de outros estudiosos que, embora não compartilhem de
imediato com aquela concepção, oferecem subsídios para a compreensão do processo
formativo, como Alarcão, Tardif, Gatti, entre outros. A pesquisa é de natureza
qualitativa, pelo seu objeto de viés humano, portanto, social e de abordagem
interpretativa. Como instrumento para a coleta dos dados serão realizadas entrevistas
semiestruturadas com 10 professores que atuam no ensino fundamental 1o ao 3o ano e 3
coordenadoras pedagógicas de 2 escolas da Rede Pública Municipal de Altos – PI. Os
dados serão analisados com base em uma perspectiva crítica. Como Produto Técnico
Tecnológico será desenvolvido um curso de formação em um ambiente virtual de
aprendizagem, de forma a possibilitar uma reflexão sobre a formação docente e os
desafios da prática de sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO - UFMA
Externo à Instituição - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA - UFPI
Interno - null - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 10/08/2021 09:22
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1