Notícias

Banca de DEFESA: RAFAEL MENDONÇA MATTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL MENDONÇA MATTOS
DATA: 26/08/2021
HORA: 15:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

PERFIL PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMA: quem somos, onde estamos?


PALAVRAS-CHAVES:

Curso de Pedagogia. Dispositivos para acompanhamento de egressos. Perfil do Pedagogo


PÁGINAS: 151
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo com área de concentração em gestão e formação de professores na
Educação Básica, está vinculado à linha de pesquisa em gestão educacional e escolar do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão
(UEMA) e se constitui a partir do interesse em saber o que estão fazendo
profissionalmente os egressos do curso de Pedagogia da UEMA, campus São Luís. Para
isso buscou conhecer os mais variados campos de atuação profissional do pedagogo na
sociedade contemporânea, especialmente, dos egressos do curso de Pedagogia da UEMA,
campus São Luís, já que a Resolução n. 1 de 2015, que regulamenta e estabelece
orientações para o Curso de Pedagogia, (BRASIL, 2015) requer o acompanhamento de
egressos dos cursos de formação inicial em seus ambientes profissionais. De forma a
encontrar mecanismos de melhoria na qualidade da formação de acordo com as demandas
do campo de atuação destes egressos. Na tentativa de responder à questão problema que
norteia este estudo, a pesquisa tem como principal objetivo identificar o perfil profissional
dos egressos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão, campus São
Luís, do período de 2015 a 2019, com a finalidade de contribuir na organização curricular,
no processo de gestão acadêmica e na inserção profissional. Para isso, conta com dados
que indicam quem são, onde e como estão inseridos profissionalmente os egressos do
curso de Pedagogia da UEMA. Para isso, conta com um levantamento teórico e histórico
sobre o curso de Pedagogia na relação com o campo de pesquisa e objeto de estudo. Como
referencial teórico se ampara em Luzuriaga (1984), Gauthier (1998), Cambi (1999),
Nóvoa (1999), Libâneo (2006), Pimenta (2006), Silvestre; Pinto (2007) Franco (2008),
Saviani (2012), dentre outros. Utiliza metodologia de abordagem qualitativa, exploratória
e de campo. Os dados produzidos indicam a importância de saber aonde estão atuando
os profissionais egressos do curso de Pedagogia da UEMA, fortalecendo o debate sobre
a formação do pedagogo e seus multivariados campos de atuação profissional. Informam
ainda a relevância de um produto que possibilite acompanhar os egressos dos cursos, por
meio de um aplicativo, atendendo às orientações da legislação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 9068 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Externo à Instituição - CARLOS ANDRÉ SOUSA DUBLANTE - UFMA
Interno - 8284 - MÁRCIA CRISTINA GOMES
Notícia cadastrada em: 09/08/2021 17:46
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1