Banca de QUALIFICAÇÃO: WEDSON JONAS BARROS SILVA

DISCENTE: WEDSON JONAS BARROS SILVA
DATA: 21/07/2021
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS: AS METODOLOGIAS ATIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS

Formação de professores. Práticas educativas. Metodologias ativas. Anos iniciais do ensino fundamental. Aprendizagens significativas.

ÁREA: Educação

O presente estudo é o resultado de uma investigação realizada a partir das necessidades metodológicas para melhorar as práticas docentes de ensino e assim, proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos da escola pública da cidade de São Luís. A motivação para o estudo se deu a partir de uma palestra do Professor Motta, pesquisador, consultor e entusiasta em metodologias ativas de ensino e tecnologias educacionais, realizada em 2018 em São Luís – MA. A pesquisa será desenvolvida ao longo do segundo semestre de 2021 e teve como objetivo analisar a formação continuada dos professores e as práticas educativas com uso de metodologias ativas nos anos iniciais do ensino fundamental, destacando as contribuições para a aprendizagem significativa dos estudantes atuantes na Rede de Ensino Pública, em particular na escola UEB – Tancredo Neves – Anexo ISEMA na região da Cidade Operária em São Luís – MA. O referencial teórico que embasa este estudo é fundamentado em Adorno (1995), Dewey (2002), Freire (2015), Jófili (2002), etc. Nesse viés, a pesquisa configurou-se em uma abordagem qualitativa, sendo esta pesquisa-ação e estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de dois questionários compostos de perguntas abertas e fechadas, diários de bordo, gravações de vídeo e fotografias. Os resultados que emergiram desta pesquisa serão analisados a partir de aproximações da técnica da análise de conteúdo Thiollent (2011), Tripp (2020) e Minayo (2010). A pesquisa acontecerá via Google Meet inicialmente por conta da necessidade de distanciamento social necessário por conta da Covid, além de que será usado também questionários online via Google Forms, sendo o primeiro para avaliar o conhecimento prévio sobre metodologias ativas e o segundo ao término da execução do plano de formação continuada. A partir das oficinas do plano de formação, obteve-se a organização e o desenvolvimento de um caderno de orientações didático e metodológico sobre as metodologias ativas e sua aplicabilidade em sala de aula. Os resultados...

Externo à Instituição - JOÃO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR - UFMA
Presidente(a) - 2712966 - NADJA FONSECA DA SILVA