Banca de QUALIFICAÇÃO: LINDALVA DO REMÉDIO OLIVEIRA CERQUEIRA

DISCENTE: LINDALVA DO REMÉDIO OLIVEIRA CERQUEIRA
DATA: 29/07/2021
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS: COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS!

Alfabetização; Letramento. Educação; Política Educacional

ÁREA: Educação

O presente projeto de qualificação de mestrado, apresentado ao PPGE/UEMA, tem como objetivo analisar os processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, no âmbito da implementação do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP). O recorte histórico e temporal adotado foi a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT/2013 a 2020), mais especificamente a partir de 2017, quando foi lançado o programa de governo intitulado Educar Mais: Juntos no Direito de Aprender, tendo como principal meta melhorar os indicadores de aprendizagem dos alunos da rede pública municipal de São Luís. Os dados oficiais sobre a educação básica pública atestam que o Brasil ainda convive com uma dura realidade a ser enfrentada, particularmente no que tange à proficiência nos anos iniciais do ensino fundamental. O Maranhão se apresenta como um dos estados da federação com um dos mais baixos índices de alfabetismo e a cidade de São Luís, consequentemente, não foge a essa estatística. Para o alcance dos objetivos propostos, estabeleceu-se como metodologia a abordagem qualitativa, através de entrevista semiestruturada com os profissionais de educação de duas escolas da rede municipal e da análise de documentos oficiais e normativos, apoiada no referencial teórico que subsidiam a compreensão e a análise do objeto de estudo em tela. O trabalho ora apresentado está sendo estruturado a partir do levantamento bibliográfico dos autores que estudam a temática, como: Saviani (2013), Soares (2019, 2020), Mortatti (2006, 2011), Tfouni (2010), Weisz (2009), Albuquerque (2013), Ferreiro & Teberosky (2001), Freire (2002), Carvalho (2015), Kleiman (2008), Gatti (2010), entre outros, e de documentos oficiais que dispõem sobre as políticas educacionais com foco na alfabetização. Para a análise do fenômeno, levando em conta seus condicionantes, apresentamos a trajetória histórica da educação no Brasil com foco na alfabetização, desde os seus primórdios, identificando os marcadores temporais da inserção e da evolução do termo letramento na educação brasileira, as bases legais e políticas da educação enquanto direito constitucional, a formação e o trabalho docente. O capítulo empírico (a ser construído) trará a perspectiva dos indivíduos que laboraram diretamente na materialidade do Plano, buscando apreender, a partir de seus depoimentos, bem como com o apoio dos documentos analisados, se houve contribuição da política implementada para a alfabetização e o letramento das crianças da rede, no ciclo de alfabetização e, como contribuição social desta pesquisa, propomos a elaboração de um caderno de apoio pedagógico sobre alfabetização e letramento, a partir das dos resultados da pesquisa.

Externo à Instituição - CRISTIANE MACHADO - UNICAMP
Interno - 2712966 - NADJA FONSECA DA SILVA