Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO ROMARIO CUNHA DE ARAUJO

DISCENTE: FRANCISCO ROMARIO CUNHA DE ARAUJO
DATA: 20/07/2021
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)

A FORMAÇÃO DO(A) GESTOR(A) ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EM CODÓ-MA: possibilidades e desafios

Formação Continuada. Gestão Educacional e Escolar. Tecnologias de Informação e Comunicação. Codó.

ÁREA: Educação

A dissertação aborda uma temática atual e pertinente ao contexto social e versa sobre a formação continuada do gestor escolar da rede municipal de educação de Codó. Busca analisar a realidade dessa formação na respectiva rede de ensino, e a partir desse contexto, produzir um repositório, f orma ção continuada e comunidades práticas, como produto da pesquisa. Utiliza a pesquisa aplicada do tipo pesquisa-ação para a intervenção na realidade em referência e da abordagem qualitativa, na medida em que trabalha com valores, crenças e aspectos não quantificáveis. Chega ao Estado da Arte por meio de um levantamento bibliográfico nas categorias elencadas na investigação: Formação Continuada de Professores no Brasil; A gestão escolar no Brasil; a pandemia e as tecnologias digitais de informação e comunicação-TDICs. Nessa perspectiva, selecionou-se referenciais teóricos na área de tecnologias e gestão escolar para dialogar com as informações dos sujeitos da pesquisa. A pesquisa emprega como instrumentos para coleta de dados, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada com oito gestores escolares da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Codó. Aplicará uma formação continuada de 100h no contexto de uma comunidade práticas e um questionário para avaliação da ação interventiva comos gestores. Faz uso da Análise de Conteúdo como técnica de interpretação e análise das falas do gestor nos diferentes momentos da pesquisa.

Interno - 2707636 - ALBIANE OLIVEIRA GOMES
Externo à Instituição - JOÃO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR - UFMA