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O LUGAR DO AFETO NA GESTÃO ESCOLAR: Um estudo sobre a interface entre afetividade, aprendizagem e gestão.
Afetividade. Aprendizagem. Relações Humanas. Gestão Escolar.
Este trabalho de qualificação elaborado no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, intitulado O Lugar do Afeto na Gestão Escolar: Um Estudo Sobre a Interface Entre Afetividade, Aprendizagem e Gestão, tem como principal objetivo discutir a importância do afeto na gestão escolar como ferramenta na melhoria das relações humanas no ambiente escolar bem como no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa se passa nas escolas do Polo 3 da Unidade Regional de Educação em São Luís da Rede Estadual de Ensino SEDUC Maranhão. Para o desenvolvimento deste trabalho a pesquisa será delineada pela abordagem Qualitativa, utilizando procedimentos de análise de conteúdos direcionados pelo método Histórico-Dialético. A entrevista semiestruturada será realizada nas duas modalidades online e presencial nas escolas selecionadas. A contextualização teórica está fundamentada na contribuição dos seguintes autores: Wallon (1986), Vygotsky (1984), Paro (2012,2015,2018), Luck (2004,2007,2008,2009) Freire (1987) e de outros que contemplam suas falas. Apresentamos parcialmente as contribuições do afeto na prática da gestão escolar como ferramenta de apoio na busca de um ambiente escolar equitativo e propício ao desenvolvimento das relações humanas no espaço da escola. Trata-se de uma abordagem reflexiva sobre a interação social e as relações de afeto que acontecem na escola sob a perspectiva da gestão escolar, repensando assim, a concepção predominante de gestão escolar administrativa desassociada dos aspectos emocionais.