Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLE SANTOS SILVA

DISCENTE: MICHELLE SANTOS SILVA
DATA: 20/07/2021
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)

INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS: Quem é esse profissional?

Professor regente. Mediador. Intérprete de Libras.

ÁREA: Educação

Este é um texto para a Qualificação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão. Tem como foco um estudo sobre o intérprete educacional de Libras. Nesse sentido, investiga quem é esse profissional no cenário educacional, qual sua formação, ou qualificação para a atuação no processo de inclusão do estudante surdo na escola, como um comunicador tradutor cumprindo o lugar de apresentar uma mensagem ao estudante surdo. Tem a assertiva de reconhecer na história da Educação Especial o lugar do intérprete educacional de Libras identificando sua relação dialógica com o professor regente da disciplina no contexto da sala de aula comum. Utiliza como método para a pesquisa, o Histórico-Dialético para fomentar discussões direcionadas para a formação, atuação e atribuições do intérprete na sala comum do ensino regular. Quanto ao procedimento de coleta de dados, utiliza-se a abordagem qualitativa, na perspectiva de promover a investigação direcionada ao cotidiano da sala de aula com a finalidade de apreender os desafios, as competências e procedimentos do intérprete no contexto escolar. Fundamenta teoricamente os estudos em Brito (2016), Quadros (2004), Veiga (2018), Minayo (2009), Gil (2008), Bardin (2016), Alarcão (2001) dentre outros pesquisadores da área da Educação Especial e Inclusiva. Em relação aos documentos consultados, buscou-se a LDBEN Lei nº. 9.394/96, Lei da Libras nº 10.436/2002, Lei 12.319/10 que regulamentou a profissão do tradutor e intérprete de Libras, Decreto nº 5.626/05. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados serão o questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado online por meio da plataforma google formulários. Apresenta como resultado parcial a elaboração dos capítulos iniciais para verticalizar o conteúdo. Conclui que com a análise e interpretação dos dados esperamos contribuir com as pesquisas sobre o intérprete de Libras ampliando os debates acerca da formação e suas atribuições na perspectiva da inclusão no cotidiano escolar.

Presidente(a) - 70771 - IRIS MARIA RIBEIRO PORTO
Externo à Instituição - LÍVIA DA CONCEIÇÃO COSTA ZAQUEU - UFMA