Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WANDERSON CARVALHO DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WANDERSON CARVALHO DA ROCHA
DATA: 20/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

OS TEXTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: contribuições para a Alfabetização Científica

 


PALAVRAS-CHAVES:

Texto matemático; Alfabetização Científica; Leitura; Educação Matemática.


PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A investigação educacional em andamento trata-se de uma pesquisa qualitativa documental desenvolvida com o objetivo de analisar os textos presentes em livros didáticos de Matemática do Ensino Médio e suas potencialidades para a Alfabetização Científica. Assim, esse estudo desenvolve-se em torno das discussões sobre a Educação Matemática, o livro didático de Matemática do Ensino Médio e a leitura e a escrita como ferramentas para a Alfabetização Científica, tendo como principais teóricos D’Ambrósio (2009), Knijnik (2010), Sasseron e Carvalho (2011), Chassot (2005), Fiorentini e Lorenzato (2012), Ripardo (2009), Smole e Diniz (2012).  Com isso, a lógica epistêmica principal que conduz esse estudo é d’Ambrosiana, pois está ancorada nas ideias de D’Ambrósio para entender a leitura, a escrita e a alfabetização científica como ações à luz das práticas docente pós-críticas. Também é adotado a Análise de Conteúdo para a identificação, catalogação e organização dos textos retirados dos livros didáticos, sendo adotadas três categorias, a) história da matemática, b) aplicações da matemática, e c) textos informativos. Os livros que estão sendo utilizados para a pesquisa são os que foram aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos anos de 2015 e 2018. Como resultados iniciais, têm-se que os textos dos livros trazem um potencial para levantar discussões ao serem utilizados em sala de aula, e são excelentes para com a contextualização dos conteúdos matemáticos que estimulam o raciocínio, o pensamento crítico e a aprendizagem de conhecimentos científicos socialmente relevantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1712611 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Interno - 2712966 - NADJA FONSECA DA SILVA
Externo à Instituição - MARIANA GUELERO DO VALLE - UFMA
Notícia cadastrada em: 30/06/2021 17:37
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1