Banca de QUALIFICAÇÃO: EMÍLIA LUENNA PALHANO GALVÃO

DISCENTE: EMÍLIA LUENNA PALHANO GALVÃO
DATA: 20/07/2021
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)

O PLANEJAMENTO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: repensando as práticas pedagógicas a partir da Lei da Reforma do Ensino Médio e da LDB n. 9.394/96.

Currículo. Ensino de Sociologia. Novo Ensino Médio. Lei n. 13.415/17.

ÁREA: Educação

Este texto apresentado à banca do Exame de Qualificação no semestre 2021.2, do Programa de Pós- Graduação em Educação PPGE-UEMA compõe a fase inicial da construção teóricometodológica da dissertação, que fomentará o alcance título de Mestre em Educação. O trabalho está sendo desenvolvido dentro da Linha de Pesquisa de Formação de Professores e Práticas Educativas, conduzindo como seu escopo primário, a análise das percepções sociais dos professores frente às estratégias teórico metodológicas do ensino de sociologia no ambiente escolar, tendo como referência a Lei da Reforma do Ensino Médio n. 13.415/17 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9.394/96, com o propósito de elaborar uma proposta pedagógica que valorize as subjetividades dos sujeitos. Considerando a lei que trata da implementação da nova organização curricular do ensino médio, nos propomos analisar os reflexos de um currículo estruturado em cinco Itinerários Formativos e na Base Nacional Curricular Comum, nos dispondo a identificar as estratégias teórico-metodológicas do ensino de Sociologia inerentes às demandas educacionais e compreender a correlação entre o ensino de sociologia e a formação humana do discente do ensino médio, de modo a valorizar suas características sociais e culturais. Ao abordarmos acerca da construção histórica dos conhecimentos sociológicos, suas permanências e ausências nas reformas educacionais e sobre sua relação com os currículos escolares convidaremos alguns autores, entre eles, Carvalho (2004), Louro (2007), Mattos (2015), Miskolci (2012), Moreira (1994,1995,2001), Moreira e Silva (1994,2018), Santos (2004), Silva (1994, 2010) como também estaremos atentos à legislação educacional brasileira, que rege os processos formativos do aluno do ensino médio. Nossa sustentação metodológica está na pesquisa qualitativa com um atravessamento nos Estudos Culturais, respaldados pela perspectiva pós-estruturalista. A pesquisa documental é nosso método de procedimento, os locais da pesquisa são instituições educacionais estaduais em São Luís- MA, que perpassam por esse momento de integralização do ensino. As idas e vindas da disciplina às salas de aulas, têm trazido inúmeros desafios para as Ciências Sociais, deste modo, as discussões aqui desenvolvidas estão contribuindo para a construção de uma proposta pedagógica que estime a importância da Sociologia no ambiente escolar e na formação humana, que valorize e dê voz ao professor de sociologia diante das amarras arbitrárias propostas ao cenário educativo em solo brasileiro no contexto atual.

Presidente(a) - 1712611 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Interno - 8284 - MÁRCIA CRISTINA GOMES