Banca de DEFESA: VITORIA RAQUEL PEREIRA DE SOUZA

DISCENTE: VITORIA RAQUEL PEREIRA DE SOUZA
DATA: 20/07/2021
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma TEAMS)

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PIP) NO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS

Formação Continuada de Professores. Plano de Intervenção Pedagógica – PIP. Alfabetização.

ÁREA: Educação

Este trabalho decorre de uma pesquisa no mestrado em educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) intitulada “A formação continuada dos professores do Plano de Intervenção Pedagógica no Sistema Público de Ensino do município de São Luís” analisou a formação continuada de professores alfabetizadores, materializadas por políticas de formação, entendidas neste estudo como aquela que valoriza o trabalho docente em todas as suas dimensões. Assim, a pesquisa analisou ações de formação continuada do Plano de Intervenção Pedagógica – PIP 60 lições, do Programa “Educar Mais, Juntos no Direito de Aprender”, e seus efeitos na qualificação do trabalho docente de modo a proporcionar efeitos na alfabetização de alunos dos 2º e 3º anos do ensino fundamental do sistema público de ensino de São Luís, Maranhão. Para realizarmos esta pesquisa optamos pela abordagem qualitativa, apoiados na natureza empíricoanalítica (revisão de literatura, na análise de documentos oficiais, diário de bordo e de entrevistas semiestruturadas) numa perspectiva dialética. Nesse sentido, discutimos a formação continuada à luz da legislação vigente, além de dialogarmos com teóricos e estudiosos da atualidade, que nos ajudaram a compreender as percepções, tensões, interpretações da realidade complexa vivenciadas na escola a partir da materialização do PIP-60 lições. Os resultados da pesquisa compõem um diagnóstico da formação continuada do ciclo de alfabetização que consubstanciou a elaboração da Proposta de Formação Continuada para Professores Alfabetizadores, sustentada numa perspectiva da epistemologia crítico-emancipatória, como produto técnico tecnológico da pesquisa. A intenção por meio deste produto é valorizar os saberes e fazeres dos professores alfabetizadores. Com base na revisão de literatura e na análise documental os estudos evidenciaram, dentre outros aspectos que a formação continuada de professores alfabetizadores é um dos espaços privilegiados de aprendizagem e produção de conhecimento. Que o PIP é um dos eixos da política de formação de professores alfabetizadores, que atuam no Sistema Público de Ensino de São Luís, Maranhão, marcado pela superficialidade na fundamentação teórico-metodológica e pedagógica, é uma proposta cognitivista, de cunho metodológico tecnicista conforme representados na aplicação das 60 lições. Que os professores alfabetizadores precisam ter o trabalho docente reconhecido e valorizado a partir dos saberes que já possuem, colaborando também na formulação de políticas públicas educacionais.

Interno - 2712966 - NADJA FONSECA DA SILVA
Presidente(a) - 1479559 - SEVERINO VILAR DE ALBUQUERQUE