Telefone/Ramal: | Não informado |
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA ÁREA DE QUÍMICA: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO COM ALIMENTOS
Sequência de Ensino. Investigação. Aprendizagem. Química
A pesquisa se refere a uma sequência de ensino investigativa na área de Química com o tema: Sequência de Ensino Investigativa para aprendizagem significativa na área de Química: uma contextualização com alimentos. O problema que orientou essa investigação foi: Como pensar uma proposta pedagógica através de uma sequência de ensino investigativa que resulte em uma aprendizagem significativa, sociointeracionista e problematizadora na área de Química? Os objetivos foram: elaborar e avaliar uma proposta em forma de sequência de ensino investigativa para a aprendizagem significativa, sociointeracionista e problematizadora na área de Química. Como objetivos específicos: Compreender o valor de uma sequência de ensino investigativa e de como ela consegue ordenar as atividades para o alcance do objetivo do ensino proposto; Compreender como acontece o processo de aprendizagem significativa, sociointeracionista e problematizadora na área do ensino de Química; Construir uma sequência de ensino investigativa capaz de possibilitar essa aprendizagem proposta na área de Química; Propor uma matriz sequencial de etapas para o desenvolvimento de um aprendizado investigativo na área da Química e Propor uma matriz de avaliação para verificar os conteúdos construídos durante o processo de aprendizagem. O percurso metodológico envolveu pesquisa bibliográfica fundamentada por Lakatos e Marconi (1990) e a abordagem da pesquisa foi de cunho qualitativo segundo Minayo (1994). A sequência de ensino investigativa possibilita ao professor desenvolver o ensino de Química de forma a torná-lo consistente, voltado para a investigação científica, e favorável à construção de um comportamento reflexivo e crítico, sensível à resolução de questões do cotidiano, de forma contextualizada, integrado as principais mudanças e transformações que ocorrem no mundo. Como produto temos uma proposta pedagógica organizada em forma de uma sequência de ensino investigativa com o tema: A Química do café e do pão: vamos tomar um café com pão quentinho?