Banca de DEFESA: GABRIELLA DA COSTA PINHEIRO

DISCENTE: GABRIELLA DA COSTA PINHEIRO
DATA: 04/06/2021
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma TEAMS)

PLANEJAMENTO INTEGRADO DOCENTE/INTÉRPRETE DE LIBRAS: ELABORAÇÃO DE CADERNO DE ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE SURDOS NO CENTRO DE ENSINO MARIA JOSÉ ARAGÃO

Planejamento. Professor. Intérprete de Libras. Aluno surdo. Caderno de orientações.

ÁREA: Educação

O presente estudo trata sobre um caderno de orientações metodológicas para um planejamento integrado entre o professor e o intérprete de Libras, que auxilie no ensino e aprendizagem de alunos surdos incluídos na sala regular. O objetivo geral da pesquisa foi identificar a formação inicial dos professores de alunos surdos, incluídos na sala comum do ensino regular, do Centro de Ensino Maria José Aragão. Quanto aos objetivos específicos, foram: identificar as concepções de surdez pelo viés clínico e socioantropológico; analisar os principais marcos legais entre os anos de 2001 a 2010 que permearam a educação de surdos; analisar o planejamento vivido pelos professores que têm aluno surdo incluído na sala regular; além de levantar as necessidades pedagógicas desse aluno e o regime de colaboração para planejamento professor/intérprete de Libras; bem como construir um caderno de orientações metodológicas voltado para um planejamento integrado professor/intérprete de Libras, que auxilie no ensino do aluno surdo incluído na sala regular. Por meio de revisão sistemática de literatura e com uso de metodologia qualitativa, cujo sistema de análise é quantitativo-descritivo, a pesquisa se utilizou de aplicação de questionários on-line, para coleta de dados, aos alunos surdos, professores e intérpretes de Libras, da 3ª série do Ensino Médio. O estudo configura-se como pesquisa de campo e a aplicação ser uma das fases da pesquisa bibliográfica e documental. O sistema de análise da pesquisa encaixa-se no quantitativo-descritivo, que subsidiou a construção do produto da pesquisa. A relevância desta pesquisa justifica-se por considerar que o produto técnico-tecnológico possa auxiliar os professores na elaboração de um planejamento integrado, para inclusão do aluno surdo na sala regular. Nesta pesquisa, foi possível levantar as necessidades pedagógicas do aluno surdo, a partir de suas especificidades, e de como é vivido o planejamento do professor em relação à atuação do intérprete de Libras, o que proporcionou a elaboração de um  material didático destinado aos professores. Foi constatado que ainda há fragilidades na formação inicial dos professores, que se mostram inseguros para planejar e ministrar aulas para alunos surdos. A pesquisa apontou que o planejamento do professor possui algumas lacunas, que podem comprometer as condições de acessibilidade e de aprendizagem do aluno surdo, que só não ocorrem, de fato, em razão da presença do intérprete de Libras, causando a este uma sobrecarga no exercício da sua função. O produto técnico-tecnológico desta pesquisa, um caderno com orientações metodológicas, é uma recomendação para um planejamento integrado, aos professores de todas as áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens e Códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias. Na tentativa de contribuir para minimizar as lacunas na formação inicial do professor, recomenda-se o uso deste material didático, no chão da própria escola, por meio de formações e/ou oficinas pedagógicas, para, desse modo,  garantir condições de acessibilidade, inclusão e aprendizagem ao aluno surdo incluído na escola regular.

Externo à Instituição - ELISA TOMOE MORIYA SCHÜNZEN - UNESP
Interno - 2712966 - NADJA FONSECA DA SILVA