Banca de DEFESA: WENDLA MENDES SILVA BORGES

DISCENTE: WENDLA MENDES SILVA BORGES
DATA: 29/04/2021
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma TEAMS)

Base Nacional Comum Curricular: repercussões na formação de professores em São Luís

Base Nacional Comum Curricular. Currículo. Formação de Professores. Blog

ÁREA: Educação

Esta pesquisa teve como perspectiva investigar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental estão tratando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em seu processo de implementação no trabalho pedagógico escolar. Nesse sentido, teve como objetivo analisar as orientações prescritas na BNCC e seus efeitos no trabalho pedagógico desses professores em uma escola municipal da zona rural de São Luís. Mais especificamente, propôs-se a analisar as ações de formações continuadas, ofertadas aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em relação às propostas da BNCC; identificar as percepções desenvolvidas pelos professores, pela gestora e coordenadora escolar sobre a BNCC referentes ao trabalho pedagógico que realizam na escola. Por fim, em observância aos objetivos propostos foi construído um blog educacional de escrita colaborativa com os professores, entendido como meio de comunicação e compartilhamento de matérias e ferramentas que possibilitem a implementação da BNCC. A busca de respostas a esses objetivos permitiu compreender como os professores da zona rural de São Luís, campo empírico da pesquisa, conceituam, tratam, reinventam, resistem e aprimoram as orientações da Base Nacional Comum Curricular. As orientações metodológicas seguem uma abordagem qualitativa, de cunho analítico documental e bibliográfica, tendo sido utilizado formulário de identificação de perfil profissional (aberto) e entrevista semiestruturada. A perspectiva teórica adotada pautou-se num olhar dialético, localizando o Currículo no campo de estudos e pesquisas na concepção crítica e pós-crítica, situando também nessa perspectiva teórica o planejamento escolar e a formação continuada dos professores. Quanto ao recorte teórico-metodológico, situa-se o currículo no campo das Política Educacionais, campo onde há a possibilidade de revelar-se as possibilidades e os desafios da ação profissional docente. Por meio da pesquisa, a análise das ações de formações continuadas ofertadas aos professores em relação às propostas da BNCC revelou que as discussões nos momentos iniciais de implementação não se constituíram suficientes para uma efetiva apropriação dessas orientações e para as relacionarem à sua prática pedagógica. Entretanto, as percepções dos professores sobre currículo revelaram elementos de criticidade quanto à construção e ao processo de implementação da BNCC, identificadas nas entrevistas e pela escrita do blog. Finalmente, o trabalho de pesquisa e construção do blog demonstram que este espaço é um ambiente propício e fértil para abordagem do diálogo sobre a implementação da BNCC nas escolas. Bem como, tem sido meio de acesso aos diversos materiais e ferramentas disponíveis na rede para o auxílio pedagógico às escolas.

Presidente(a) - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO - UFMA
Externo à Instituição - JOÃO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR - UFMA