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FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EJAI NO ENSINO MÉDIO: discutindo a práxis educativa pautada na resolução de problemas com leitura matemática de mundo e a emancipação social e cultural
Educação de Jovens, Adultos e Idosos; Formação de Professores; Matemática; Metodologias.
A dissertação aborda a formação de professores de matemática do ensino médio na modalidade EJAI e discute metodologias voltadas às práticas pedagógicas que possam contribuir para a leitura matemática de mundo e a emancipação social e cultural. Vincula-se a Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas educativas do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Maranhão. Esta pesquisa justifica-se pela importância da temática e pelo reconhecimento da necessidade de garantir processos educativos formais que contribuam para preparar cada cidadão para o exercício de sua cidadania, não se restringindo à aquisição do domínio de ler, escrever e resolver problemas matemáticos, mas que pretende o desenvolvimento pessoal e coletivo com vista à construção de uma sociedade menos injusta. Destarte no percurso metodológico, realizou-se pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa, que utilizou como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e documental, além da coleta de dados empíricos com o intuito de buscar informações e dados que ajudassem na compreensão do problema de investigação. Os instrumentos que servirão de apoio para o processo de coleta de dados foram a observação, o grupo focal, e o roteiro de entrevistas semiestruturadas, contemplando questões abertas, realizado com um total de 5 sujeitos. A pesquisa documental recorre a Leis, decretos, resoluções, pareceres e informativos no que se refere à EJAI no Brasil e no Maranhão. Na Pesquisa de Campo, utilizou-se da observação das práticas do professor desenvolvidas nas aulas de Matemática na modalidade da EJAI e entrevista semiestruturada e, com os estudantes, foi realizado um grupo focal com amostra de 5 alunos e alunas da escola Centro de Ensino Pedro Alvares Cabral. Com relação a que já foi desenvolvido evidenciamos que a modalidade é marcada pelas repetências e evasão dos (as) alunos (as), a falta de material didático específico para trabalhar com o alunado e pouca problematização sobre a temática.