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O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA COMO EPISTEMOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO CULTURAL DO POVOADO CENTRO DOS RAMOS EM BARRA DO CORDA/MA
Pesquisa-ação. Produto colaborativo. Programa Etnomatemática. Formação de professores.
Trata-se de uma pesquisa sobre o Programa Etnomatemática como epistemologia para a
formação de professores, no contexto cultural do povoado Centro dos Ramos, em Barra do
Corda-MA. Parte-se da questão norteadora: Como o Programa Etnomatemática - voltado para
a compreensão da matemática enquanto ciência humana a serviço da qualidade de vida, da
dignidade das relações humanas e como consequência dos saberes e fazeres de uma cultura -
pode contribuir para a formação continuada de professores, que atuam nos anos finais do ensino
fundamental, em uma escola pública rural, no povoado Centro dos Ramos, em Barra do Corda-
MA? O estudo tem por objetivo analisar a formação continuada de professores na perspectiva
do Programa Etnomatemática no contexto cultural do povoado Centro dos Ramos, no município
de Barra do Corda-MA. A pesquisa é de natureza qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação,
fundamentada no pensamento crítico (D’AMBROSIO, 2019; MINAYO, 2009; TRIPP, 2005;
ALARCÃO, 2011, ADORNO E HORKHEIMER,1971). Como instrumentos de abordagem
técnica foram utilizados: a observação do tipo participante em salas de aula virtuais em
decorrência da pandemia; entrevistas semiestruturadas e narrativas desenvolvidas com os
professores; questionários disponibilizados aos estudantes; além da análise de documentos que
orientam a ação educativa na escola. Os dados foram organizados pelo método da triangulação
e analisados por referenciais teóricos do Programa Etnomatemática (D’AMBROSIO, 2005,
2008, 2012, 2016; ROSA e OREY, 2017; SOUSA, 2016); com incursões na Teoria Crítica,
culminando na elaboração de um produto educacional colaborativo, pautado no Programa
Etnomatemática para o ensino e aprendizagem de matemática integrada a outras disciplinas,
nos anos finais do ensino fundamental na escola pesquisada. Busca-se que a proposta do
produto seja materializada no cotidiano institucional, congregando escola e comunidade, em
prol de uma educação de qualidade que possibilita a inclusão social e cultural dos estudantes
com criatividade e criticidade, de modo a convergir para a compreensão do Programa
Etnomatemática como Teoria Geral do Conhecimento (SOUSA, 2016), a ser incorporado nas
políticas de formação de professores para orientar práticas pedagógicas em diferentes contextos
etnomatemáticos.