Banca de DEFESA: RAIMUNDO JOSE PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: RAIMUNDO JOSE PEREIRA DA SILVA
DATA: 19/02/2021
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma TEAMS)

DISCURSOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAXIAS – MA

Educação Infantil. Gênero. Sexualidade. Livro Didático. Proposta Pedagógica.

ÁREA: Educação

Este texto de Dissertação problematiza as temáticas gênero e sexualidade na Educação Infantil. A pesquisa intitulada: “Discursos sobre gênero e sexualidade em livros didáticos da Educação Infantil de Caxias – MA” é de abordagem qualitativa documental. Tem como objetivo analisar os discursos sobre as questões de gênero e sexualidade presentes em livros didáticos da Educação Infantil das escolas públicas de Caxias – MA, sendo estes os da Creche e Pré-escola (Infantil I e Infantil II) de três escolas da rede pública no município. Os objetivos específicos foram: descrever os discursos sobre gênero e sexualidade presentes em livros didáticos e paradidáticos da Educação Infantil; compreender os tipos de discursos que são anunciados em livros didáticos da Educação Infantil sobre gênero e sexualidade e produzir a partir das análises realizadas, uma Proposta Pedagógica em formato de livro (e-book) – para visibilizar uma educação sexual infantil plural, ética, cidadã e inclusiva. Foram adquiridos nove livros didáticos sendo estes: dois livros didáticos da creche (um de caligrafia); e sete livros didáticos da préescola (um de caligrafia). A pré-escola está dividida em Educação Infantil I e Educação Infantil II. Tanto na Educação Infantil I como na Educação Infantil II os livros são iguais em disciplina: Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade. A problematização sobre os discursos de gênero e sexualidade presente nos livros didáticos da Educação Infantil mostra que os livros têm produzido diferentes formas de ser menino e menina. Os livros analisados na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação mostram que: na categoria gênero, as subcategorias profissões têm sido apresentadas nos livros de forma a visualizar o papel do homem e da mulher no mundo do trabalho, mas também ainda persiste em produzir espaços e representações tradicionais de trabalho, sendo a mulher muitas vezes vista no espaço doméstico e do cuidado com lar e os filhos. Na subcategoria família, também se percebeu que a composição familiar é alguns momentos pluralizada, inventada, dando visibilidade a novas configurações e modelos de família. Na categoria brinquedo e brincadeiras os livros tem buscado enfatizar os brinquedos e brincadeiras agrupando as crianças a partir do gênero, buscando ainda cultivar nas meninas uma vocação para a maternidade, indicando como essas meninas devem se comportar o que devem vestir, falar, comprar, etc. Já na categoria sexualidade na subcategoria corpo infantil este é representado pela fase de desenvolvimento da vida, desde o nascer até a idade adulta, retratando o corpo no universo da reprodução biológica. E, na subcategoria higienização vem sendo abordada na dimensão da saúde. O corpo limpo remete-se também a outra compressão de que cuidar do corpo é uma tarefa que deve ser aprendida desde a infância. A higienização da criança é invocada como necessária de uma ideia de infância que precisa está limpa, cheirosa e bem cuidada. Com isso, percebeu-se um conjunto de discursos que enquadram as crianças em um modelo normalizado de ser menino e ser menina desde a infância. Os trechos, imagens e resumos extraídos dos livros didáticos ajudaram a construir argumentos de que tais discursos se configuram em formas de disciplinamento e normalização da infância. Diante disso, é importante que professores e professoras da Educação Infantil ao escolherem e utilizarem os livros didáticos observem os discursos presentes nesses materiais, a fim de reconhecer as padronizações impostas socialmente, os estigmas veiculados, as normalizações operadas pedagogicamente e as opressões materializadas em textos, imagens e atividades, para que possam ser repensadas, desconstruídas e reelaboradas.

Presidente(a) - 1712611 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Interno - 8284 - MÁRCIA CRISTINA GOMES