Banca de DEFESA: ALDERICO SEGUNDO SANTOS ALMEIDA

DISCENTE: ALDERICO SEGUNDO SANTOS ALMEIDA
DATA: 15/02/2021
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma TEAMS)

(ENTRE) LINHAS E DISCURSOS: Estudo sobre homossexualidade e homofobia em livros de Sexualidade e Educação Sexual do ensino médio em escolas públicas de São Luís, Maranhão

Homossexualidade. Homofobia. Educação para Diversidade.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa teve como aporte teórico os Estudos Culturais em Educação, na perspectiva pós-estruturalista e, como principal ferramenta metodológica, a pesquisa documental, em que quinze livros paradidáticos, pertencentes ao acervo das bibliotecas das escolas: Centro de Ensino “Liceu Maranhense, Centro de Ensino Benedito Leite “Escola Modelo” e Centro Integrado do Rio Anil - CINTRA, foram analisados, trazendo como resultado a construção de seis categorias, ilustrando, assim, que os discursos sobre homossexualidade nesses livros, são identificados dentro de uma visão sociocultural, biomédica e psicológica. Verifiquei, também, nesses livros, diferentes visões sobre aquilo que entendemos por homofobia e educação homofóbica/sexista. E alguns desses livros analisados apresentaram um discurso que promove a educação para diversidade, fator que tem nos ajudou na construção de um produto final que possa auxiliar pedagogicamente professores e professoras das redes de ensino, pública e privada, nas discussões sobre sexualidade e educação sexual.

Presidente(a) - 1712611 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Interno - 8284 - MÁRCIA CRISTINA GOMES