Telefone/Ramal: | Não informado |
(ENTRE) LINHAS E DISCURSOS: Estudo sobre homossexualidade e homofobia em livros de Sexualidade e Educação Sexual do ensino médio em escolas públicas de São Luís, Maranhão
Homossexualidade. Homofobia. Educação para Diversidade.
Esta pesquisa teve como aporte teórico os Estudos Culturais em Educação, na perspectiva pós-estruturalista e, como principal ferramenta metodológica, a pesquisa documental, em que quinze livros paradidáticos, pertencentes ao acervo das bibliotecas das escolas: Centro de Ensino “Liceu Maranhense, Centro de Ensino Benedito Leite “Escola Modelo” e Centro Integrado do Rio Anil - CINTRA, foram analisados, trazendo como resultado a construção de seis categorias, ilustrando, assim, que os discursos sobre homossexualidade nesses livros, são identificados dentro de uma visão sociocultural, biomédica e psicológica. Verifiquei, também, nesses livros, diferentes visões sobre aquilo que entendemos por homofobia e educação homofóbica/sexista. E alguns desses livros analisados apresentaram um discurso que promove a educação para diversidade, fator que tem nos ajudou na construção de um produto final que possa auxiliar pedagogicamente professores e professoras das redes de ensino, pública e privada, nas discussões sobre sexualidade e educação sexual.