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Banca de DEFESA: OTÁVIO AUGUSTO DE MORAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OTÁVIO AUGUSTO DE MORAES
DATA: 27/11/2020
HORA: 08:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma TEAMS)
TÍTULO:

Base Nacional Curricular Comum: Concepções sobre a Adolescência e Projeto de Vida


PALAVRAS-CHAVES:

Adolescência. Base Nacional Comum Curricular. Projeto de Vida. Pesquisa Documental. Ensino Médio


PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Os temas Adolescência e suas concepções, os fatores que influenciam na formação do sujeito, o Projeto de Vida e o Ensino Médio, ganharam maior notoriedade após a aprovação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Assim, esta pesquisa possui como objetivo geral analisar as concepções sobre a Adolescência e Projeto de Vida segundo a BNCC do Ensino Médio. Utiliza a análise documental para realizar a compreensão da BNCC, através de leitura flutuante como técnica de impregnação e de leitura em profundidade para a categorização. Faz a discussão com o arcabouço teórico e análise dos dados no processo de construção desta Dissertação, situando –a como uma pesquisa de cunho qualitativa. Considera o processo histórico e social no desenvolvimento do currículo, principalmente de 1995 até os dias atuais, época em que a sociedade brasileira mergulhou nos processos neoliberais. Tem como assertiva o fato de que apesar do sistema neoliberal não ter foco voltado à educação, esta área foi fortemente atingida por políticas internas e externas que marcam a educação brasileira. Deste modo a própria construção do currículo não passou despercebida ao processo do neoliberalismo, mas foi influenciada desde a sua concepção até a efetivação nas salas de aulas, consequentemente nos próprios alunos. Compreendemos neste trabalho que o adolescente e o Projeto de Vida são construções temporais, históricas, culturais, econômicas e sociais, pautado no meio externo e nos processos subjetivos do próprio sujeito. Compreendemos que não é possível analisar o Projeto de Vida dissociado do próprio adolescente e de onde está inserido. Deste modo precisamos obter uma visão holística da construção para compreendermos as partes que a compõe. Como resultado, durante a análise dos trechos relevantes sobre a adolescência, percebemos que o texto, na maior parte, também carrega a visão da adolescência como um fator de construção históricas, que necessita ser analisada dentro do seu contexto. Assim como acontece com a adolescências, o Projeto de Vida também é concebido com as especificidades subjetivas e externas aos sujeitos, contudo a BNCC traça uma linha tênue sobre a relação entre o Projeto de Vida e o processo de profissionalização, em que diversas vezes necessita ser mais bem delimitado. Além disso há necessidade de se trabalhar o Projeto de Vida de forma mais detalhada nos textos que regem o Ensino Médio, bem como dentro das áreas de conhecimento, pois apontamos um apagamento do tema dentro das competências específicas. Concluímos que há campo para mais estudos, principalmente no tocante ao perfil dos professores, metodologias e concepções dos professores que trabalham com o componente curricular de Projeto de Vida. Realizamos a construção de um E-book para auxiliar na jornada dos professores do Ensino Médio, que necessitem de aprofundamento nas concepções teórico-metodológicas sobre as adolescências e sobre o Projeto de Vida.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDA VILHENA MAFRA BAZON - UFSCAR
Presidente(a) - 70771 - IRIS MARIA RIBEIRO PORTO
Interno - 1834563 - SANDRA REGINA RODRIGUES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 09/11/2020 14:02
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