Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA DE LOURDES RIBEIRO PINHEIRO

DISCENTE: ANDREIA DE LOURDES RIBEIRO PINHEIRO
DATA: 16/10/2020
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência ( https://meet.google.com/yzx-okoi-wan)

TRANSFORMAR O ESPAÇO ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO

Educação Ambiental. Espaço Escolar. Ensino Médio.

ÁREA: Educação

Atualmente a discussão da problemática ambiental se tornou uma das principais preocupações da sociedade contemporânea. A partir do agravamento dessa situação, a sociedade vem discutindo e refletindo sobre o impacto de suas atividades, desenvolvendo assim uma série de iniciativas, a exemplo da Educação Ambiental. As Instituições de Ensino são importantes espaços para a efetivação dessa prática, o elo entre Universidade-Escola permite a concretização de propostas pedagógicas voltadas para uma formação de cidadãos mais conscientes, informados, sensibilizados e atuantes, preocupados não só com a discussão das questões ambientais, mas também na procura de soluções para as mesmas. Esta dissertação tem o objetivo de analisar o contexto da Educação Ambiental no Centro de Ensino Educa Mais “Paulo VI”, Escola de Aplicação da Universidade Estadual do Maranhão, para a elaboração de uma proposta pedagógica que expresse a interação entre a Universidade e as escolas de ensino médio para a concretização dessa prática de forma permanente e contínua nos espaços escolares. Para respondermos qual o lugar da Educação Ambiental na escola e em quais condições será possível desenvolver um projeto interdisciplinar para a concretização dessa prática de forma permanente nos espaços escolares, estamos desenvolvendo uma pesquisa de natureza qualitativa embasada no método hipotético-dedutivo, do tipo exploratória. Como instrumento principal de coleta de dados, nos servimos de pesquisa bibliográfica (buscando informações sobre o objeto de estudo nos documentos oficiais – legislação internacional, nacional e estadual) e análise documental (do Projeto Político Pedagógico da Escola e possíveis Projetos Didáticos já desenvolvidos ou em desenvolvimento). A técnica de análise de conteúdo utilizada para análise dos documentos levantados até o momento consiste em três etapas: pré-análise (seleção do material a ser analisado seguindo de uma leitura superficial do mesmo), a análise do material (a análise propriamente dita consistiu na codificação, categorização e quantificação da informação) e o tratamento e interpretação dos resultados para assim apresentarmos o produto que se tratará de um material educativo voltado para a execução de ações de cunho ambiental no âmbito escolar a ser apresentado no final da dissertação. Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo, temos a apresentação dos principais teóricos e conceitos utilizados para sustentação da pesquisa. Como teóricos, a pesquisa se fundamentou nas ideias de Michel de Certeau e Edgar Morin para apresentarmos o conceito de Lugar; Milton Santos trazendo suas contribuições acerca de Espaço; Paulo Freire e Maurice Tardif para discutirmos a importância da temática na formação de professores, evidenciando a relação desses conceitos com a temática. Para tratarmos da Educação Ambiental, na perspectiva crítica, nos apoiamos nos estudos de Marcos Reigota, Marília F. C. Tozoni Reis, Antonio Fernando Silveira Guerra e Carlos Frederico Bernardo Loureiro, com vistas na escolha da abordagem a ser seguida para delineamento da proposta pedagógica. Como resultados parciais do estudo, traçou-se um panorama do histórico da Educação Ambiental, analisando-se os marcos legais e seus desdobramentos, bem como se apresenta no ensino médio maranhense, além de destacar o caminho trilhado pela UEMA nesse contexto. Nesse sentido, pretendemos identificar as possíveis abordagens a serem seguidas para a execução da temática na escola. Por fim, ressalta-se que é possível afirmar que o Estado do Maranhão vem trabalhando de forma efetiva para a inserção da Educação Ambiental de forma transversal em suas instituições de ensino. As etapas conclusivas desta pesquisa de mestrado contemplarão o detalhamento da proposta pedagógica para a construção do produto a ser apresentado, considerando as principais lacunas existentes, avanços e recomendações para a efetivação de práticas de Educação ambiental no espaço escolar.

Presidente(a) - 1795061 - MARIA GORETTI CAVALCANTE DE CARVALHO
Interno - 1712611 - JACKSON RONIE SA DA SILVA