Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA DE LOURDES RIBEIRO PINHEIRO

DISCENTE: ANDREIA DE LOURDES RIBEIRO PINHEIRO
DATA: 16/10/2020
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (https://meet.google.com/ziw-zmmw-pnr)

TRANSFORMAR O ESPAÇO ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO.

Educação Ambiental. Espaço Escolar. Ensino Médio.

ÁREA: Educação

Atualmente a discussão da problemática ambiental se tornou uma das principais preocupações da sociedade contemporânea. A partir do agravamento dessa situação, a sociedade vem discutindo e refletindo sobre o impacto de suas atividades, desenvolvendo assim uma série de iniciativas, a exemplo da Educação Ambiental. As Instituições de Ensino são importantes espaços para a efetivação dessa prática, o elo entre Universidade-Escola permite a concretização de propostas pedagógicas voltadas para uma formação de cidadãos mais conscientes, informados, sensibilizados e atuantes, preocupados não só com a discussão, mas também na procura de soluções para as questões ambientais. Esta dissertação tem o objetivo de analisar o contexto da Educação Ambiental no Centro de Ensino Educa Mais “Paulo VI”, Escola de Aplicação da Universidade Estadual do Maranhão, para a elaboração de uma proposta pedagógica que expresse a interação entre a Universidade e as escolas de ensino médio em busca da concretização dessa prática de forma permanente e contínua. Para respondermos qual o lugar da Educação Ambiental na escola e em quais condições será possível desenvolver um projeto interdisciplinar para a concretização dessa prática de forma permanente nos espaços escolares, estamos desenvolvendo uma pesquisa de natureza qualitativa embasada no método hipotético-dedutivo, do tipo exploratória. Como instrumento principal de coleta de dados, nos servimos de pesquisa bibliográfica (buscando informações sobre o objeto de estudo nos documentos oficiais – legislação internacional, nacional e estadual) e análise documental (do Projeto Político Pedagógico da Escola e possíveis Projetos Didáticos já desenvolvidos ou em desenvolvimento). A técnica de análise de conteúdo utilizada para análise dos documentos levantados consiste em três etapas: pré-análise (seleção do material a ser analisado seguindo de uma leitura superficial do mesmo), a análise do material (a análise propriamente dita consistiu na codificação, categorização e quantificação da informação) e o tratamento e interpretação dos resultados para assim apresentarmos o produto que se tratará de um material educativo voltado para a execução de ações de cunho ambiental no âmbito escolar a ser apresentado no final da dissertação. Como resultados parciais do estudo, apresentamos o capítulo teórico da dissertação que foi dividido em dois artigos, com o intuito de contextualizar o objeto de estudo, temos assim a apresentação dos principais teóricos e conceitos utilizados para sustentação da pesquisa. O primeiro capítulo trata-se de um levantamento bibliográfico sobre Educação Ambiental no espaço escolar que tem nos permitido traçar um panorama das possibilidades e necessidades de ações ambientais no ensino formal, em especial no ensino médio. Para tratarmos da Educação Ambiental, na perspectiva crítica, nos apoiamos nos estudos de Marcos Reigota, Marília Tozoni Reis, Antonio Fernando Silveira Guerra, Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Marília Torales Campos e Vanessa Andreoli com vistas na escolha da abordagem a ser seguida para delineamento da proposta pedagógica. No segundo artigo, trazemos os conceitos com os quais discutimos ao longo do texto dissertativo, para isso nos fundamentamos nas ideias de Michel de Certeau e Edgar Morin para apresentarmos o conceito de Lugar; Milton Santos trazendo suas contribuições acerca de Espaço; Paulo Freire e Maurice Tardif para discutirmos a importância da temática na formação de professores, evidenciando a relação desses conceitos com a temática ambiental. Por fim, ressaltamos a importância do aprofundamento desses conceitos para a execução do estudo e informamos que as etapas conclusivas desta pesquisa de mestrado contemplarão um panorama do histórico da Educação Ambiental, analisando-se os marcos legais e seus desdobramentos, bem como se apresenta no ensino médio maranhense, destacando o caminho trilhado pela UEMA nesse contexto; além de trazer o detalhamento da proposta pedagógica para a construção do produto a ser apresentado; considerando as principais lacunas existentes, avanços e recomendações para a efetivação de práticas de Educação ambiental no espaço escolar.

Interno - 1712611 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Presidente(a) - 1795061 - MARIA GORETTI CAVALCANTE DE CARVALHO