Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PRISCILA SAMPAIO REBOUÇAS

DISCENTE: ANA PRISCILA SAMPAIO REBOUÇAS
DATA: 23/06/2020
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência ( https://meet.google.com/yzx-okoi-wan)

A ETNOMATEMÁTICA COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO POVOADO CENTRO DOS RAMOS/ BARRA DO CORDA-MA.

Etnomatemática. Práxis pedagógica. Ensino Fundamental.

ÁREA: Educação

Trata-se de uma pesquisa sobre as possibilidades etnomatemáticas para o ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública rural, que busca responder o seguinte questionamento: Como a Etnomatemática pode contribuir para o ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental no povoado Centro dos Ramos/Barra do Corda-MA? Tem por objetivo analisar a etnomatemática como práxis pedagógica para o ensino e aprendizagem de matemática, nos anos finais do Ensino Fundamental, no Povoado Centro dos Ramos/ Barra do Corda-MA. A pesquisa é qualitativa e o método se pauta na pesquisa ação fundamentada no pensamento crítico. Como instrumentos de abordagem técnica serão utilizadas entrevistas semiestruturadas, observação do tipo participante, narrativas e relatórios. Os dados coletados serão analisados por triangulação e permitirão avaliar as contribuições do Programa Etnomatemática como uma proposta que respeita a cultura plural, culminando na elaboração de uma proposta pedagógica com encaminhamentos teórico-práticos sobre o ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática para os anos finais do ensino fundamental da escola pesquisada. Uma pesquisa científica que discuta a natureza, filosofia e possibilidades pedagógicas do programa etnomatemática para o ensino de Matemática na educação básica é fundamental para aprendizagem desta ciência, desenvolvimento crítico dos educandos e valorização do ambiente sociocultural em que estão inseridos.

Presidente(a) - 2712966 - NADJA FONSECA DA SILVA
Interno - 9068 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE