Banca de QUALIFICAÇÃO: WENDLA MENDES SILVA BORGES

DISCENTE: WENDLA MENDES SILVA BORGES
DATA: 18/06/2020
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência ( https://meet.google.com/yzx-okoi-wan)

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: repercussões na formação de professores em São Luís

Currículo. Formação de Professores. BNCC. Práticas Pedagógicas.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa pretende investigar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental estão tratando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no trabalho pedagógico escolar. Conhecer as rotas de implementação e os efeitos que a BNCC causa no trabalho do professor são implicações necessárias para que se compreenda as possibilidades, as necessidades e os limites, que este processo de transição e implementação está causando na prática educativa docente. No contexto atual, onde as reformulações das políticas curriculares convergem com um plano de sociedade e de Educação Neoliberal é de suma importância oferecer ao professor um espaço de escuta e de voz, para que se compreenda a mobilização dos saberes e das resistências manifestadas à BNCC. Esta pesquisa pretende identificar os efeitos coletivos que a Base Nacional Comum Nacional causa ao trabalho de professores. Portanto, em meio a estas provocações, tem por objetivo analisar as repercussões vivenciadas pelos professores municipais de uma escola da zona rural em São Luís em relação às repercussões das orientações da Base Nacional Comum Curricular no trabalho pedagógico. Mais especificamente, objetiva identificar por meio do planejamento escolar como os professores tratam as orientações da BNCC, bem como analisar as formações continuadas ofertadas aos professores em relação às proposições dessa proposta curricular, pretende-se também verificar as condições materiais e pedagógicas da escola tidas como fundamentais para a aprendizagem dos alunos. Objetiva, por fim, construir um blog educacional para a divulgação do trabalho pedagógico em espaços contextualizados pela BNCC.  A busca de respostas a esses objetivos permite compreender como os professores da zona rural de São Luís da Unidade de Educação Básica Professora Rosilda Cordeiro, campo empírico da pesquisa, conceituam, tratam, reinventam, resistem e aprimoram as orientações da Base Nacional Comum Curricular. São quatro professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental dessa escola, a gestora e a coordenadora escolar, os sujeitos desta pesquisa.  As orientações metodológicas seguem uma abordagem qualitativa, de uso analítico documental e bibliográfica, utilizando formulário de identificação de perfil profissional (aberto) e entrevista semiestruturada. A perspectiva teórica adotada localiza-se entre a concepção pós- estruturalista, com teor crítico e pós-crítico do Currículo enquanto recorte teórico-metodológico.

Presidente(a) - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO - USP
Interno - 1834563 - SANDRA REGINA RODRIGUES DOS SANTOS