Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL MENDONÇA MATTOS

DISCENTE: RAFAEL MENDONÇA MATTOS
DATA: 26/06/2020
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência ( https://meet.google.com/yzx-okoi-wan)

PERFIL PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMA: quem somos, onde estamos?

Curso de Pedagogia. Egressos. Pedagogo

ÁREA: Educação

O presente projeto de pesquisa submetido à avaliação para a qualificação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMA surgiu a partir do interesse de saber o que estão fazendo profissionalmente os egressos do curso de Pedagogia da UEMA, campus São Luís. Para isso buscamos conhecer os mais variados campos de atuação profissional do pedagogo na sociedade contemporânea, especialmente, dos egressos do curso de Pedagogia da UEMA, campus São Luís, já que, o próprio Parecer CNE nº 5/2005, além de estabelecer as bases comuns e as diretrizes curriculares para que as instituições possam avaliar a formação dos pedagogos e pedagogas, este busca também proporcionar às instituições acompanhar a trajetória dos profissionais egressos da instituição, para que assim busquem mecanismos de melhoria na qualidade da formação de acordo com as demandas do campo de atuação destes egressos. Na tentativa de responder a questão problema que norteia este estudo, estabelecemos como principal objetivo traçar o perfil profissional dos egressos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão, campus São Luís, do período de 2017 a 2019, com a finalidade de contribuir na organização curricular, no processo de gestão acadêmica e na inserção profissional a partir dos achados da pesquisa que revelam onde e como estão inseridos profissionalmente. Faz-se um levantamento teórico e histórico sobre o curso de Pedagogia a desaguar no campo de pesquisa que é a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), para tanto buscamos esclarecimentos nas obras dos seguintes autores: Luzuriaga (1984), Gauthier (1998), Cambi (1999), Nóvoa (1999), Libâneo (2006), Pimenta (2006), Silvestre; Pinto (2007) Franco (2008), Saviani (2012), dentre outros. Sobre o nosso desenho metodológico, o estudo é de abordagem qualitativa, exploratória e de campo. Reconhecemos a importância de saber e aonde estão atuando os profissionais egressos do curso de Pedagogia da UEMA, fortalecendo o debate sobre a formação do pedagogo e seus multivariados campos de atuação profissional.

Presidente(a) - 9068 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Externo à Instituição - CARLOS ANDRÉ SOUSA DUBLANTE - UFMA