Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLA DA COSTA PINHEIRO

DISCENTE: GABRIELLA DA COSTA PINHEIRO
DATA: 30/06/2020
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência.

COLABORAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DOCENTE NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS A PARTIR DE UM MANUAL ORIENTADOR DA PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA NO CENTRO DE ENSINO MARIA JOSÉ ARAGÃO

Educação de Surdos. Ação docente. Planejamento inclusivo e integrado.

ÁREA: Educação

O presente estudo trata sobre o planejamento docente para o ensino de aluno Surdo incluído na sala comum, baseado no relato da experiência profissional da pesquisadora, enquanto intérprete de Libras e observadora das práticas diretas dos docentes na escola escolhida como cenário para implementação do produto da pesquisa, e nas necessidades identificadas a partir da análise dos planos de aulas dos docentes do Centro de Ensino Maria José Aragão. A necessidade dos docentes quanto ao planejamento para o ensino do aluno Surdo gira em torno do conhecimento pouco desenvolvido sobre as especificidades deste aluno e sobre quais estratégias metodológicas utilizar na ação docente. Nesse sentido, a pesquisa assenta sobre estudos que apoiem o desenvolvimento de um manual orientador sobre o planejamento inclusivo e integrado que viabilize formas para auxiliar no ensino de alunos Surdos incluídos na sala comum da escola regular e a maneira como pode contribuir com a ação docente neste centro de ensino. Pretende-se com esse estudo reconhecer as especificidades do aluno Surdo no processo de ensino e aprendizagem, visando a construção de um manual contendo orientações de estratégias metodológicas para um planejamento integrado. O manual orientador será de relevância na ação docente do Centro de Ensino, pois além de nortear na elaboração do planejamento serão agregados a ele citações sobre a educação de Surdos e especificidades da pessoa Surda.  Na seção que trata da metodologia justifica-se a opção pela pesquisa documental como metodologia inicial e que ampara os esforços no desenvolvimento do manual orientador. O instrumento de coleta de dados será análise de documentos. Pretende-se com a pesquisa apontar o perfil da formação inicial do docente no ensino regular para educação de Surdos incluídos na sala comum deste centro de ensino. Além de demonstrar se o planejamento deste docente atende as necessidades pedagógicas do aluno Surdo, promovendo a aprendizagem.

Interno - 2712966 - NADJA FONSECA DA SILVA
Presidente(a) - null - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES