Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA JANDIRA MACHADO NEVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA JANDIRA MACHADO NEVES
DATA: 18/06/2020
HORA: 10:30
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência.
TÍTULO:

DA  BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR AO DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE: INTENCIONALIDADES E IMPLICAÇÕES 


PALAVRAS-CHAVES:

Base Nacional Comum Curricular; Políticas Educacionais; Currículo Nacional; Documento Curricular do Território Maranhense.


PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O interesse investigativo deste estudo, concentra-se no documento normativo Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Educação Básica, uma iniciativa do Ministério da Educação, com apoio de outras instituições, especificamente Conselho Nacional de Secretários da Educação e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Sendo que esta proposta do MEC, não é nova, pois em contextos anteriores já se anunciava ideias de elaboração de uma Base. Diante de tal realidade, é essencial este estudo, de revelação dos contextos que envolvem a ausência de clareza sobre a discussão e elaboração de uma Base para uma sociedade em crise. Obviamente, existem críticas à essa empreitada por parte de diversos autores, educadores críticos em universidades e em outros espaços. Para avançar nesta análise, foi necessário, dentro dessa abordagem da BNCC, que o enfoque da pesquisa fosse direcionado ao currículo e a construção do conceito de base nacional no contexto das políticas educacionais. Numa perspectiva crítica, busca- se na pesquisa, ampliar a compreensão sobre o processo de discussão e elaboração da Base Nacional Comum Curricular, considerando a política oficial educacional e o regime de colaboração; dando ênfase a estrutura da BNCC centrada em competências. No que tange ao desdobramento da BNCC e suas intencionalidades, desencadeou algumas implicações para formação de professores, a necessidade de reformulação do projeto pedagógico e, notadamente, a elaboração do Documento Curricular do Território Maranhense alinhado a Base Nacional Comum Curricular. O objetivo geral da investigação é desvelar  nas orientações da BNCC enquanto documento normativo, quais são seus desdobramentos no Documento Curricular do Território Maranhense. A metodologia da pesquisa tem por base estudos qualitativos, com levantamento de dados bibliográficos e documentais, com pesquisa em livros de autores com teorizações sobre o currículo e formação de professores, coletando dados por meio de documentos oficiais do Ministério da Educação que regulamentam e organizam a educação brasileira. Como referencial teórico-metodológico na área de currículo, foram utilizadas as contribuições de Sacristán, Llavador, Santomé, Arroyo, Apple, Moreira e Tadeu, Lopes e Macedo entre outros. Na área de formação de professores, os fundamentos para as discussões foram Imbernón, Lüdke, André, Tardif, entre outros. Com a análise dos dados, em consonância com os referenciais teóricos utilizados, foi possível perceber que é visível, a submissão da formação de professores e a elaboração dos currículos às exigências da Base Nacional Comum Curricular, na justificativa e urgência de atualização dos currículos da Educação Básica à luz deste documento normativo.                                     


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA - UFMA
Interno - 70771 - IRIS MARIA RIBEIRO PORTO
Presidente(a) - 1834563 - SANDRA REGINA RODRIGUES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 04/06/2020 15:57
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1