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Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRÍCIO DOS SANTOS FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRÍCIO DOS SANTOS FERREIRA
DATA: 29/06/2020
HORA: 15:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência.
TÍTULO:

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: uma análise das políticas educacionais adotadas pela Secretaria de Educação do Estado do Maranhão de 1998 a 2019


PALAVRAS-CHAVES:

Estado; Políticas Educacionais; Avaliação em larga escala


PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A pesquisa versa sobre políticas públicas educacionais voltadas para o ENEM, desenvolvida no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, na Linha de Pesquisa de Gestão Educacional e Escolar. O ENEM, em vigor no país desde 1998, foi originalmente criado para avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do Ensino Médio e tornou-se a principal forma de acesso ao ensino superior. A pesquisa questiona os significados político-educacionais das Políticas Públicas Educacionais, Programas, Projetos e Ações implementados, entre 1998 e 2019, pela Secretaria de Educação do Estado do Maranhão voltados para o ENEM e os resultados delas decorrentes no que tange as suas capacidades de, efetivamente, promoverem uma educação de qualidade capaz de minorar as desigualdades sociais. Definiu-se como objetivo geral analisar os significados político-educacionais das referidas Políticas Públicas Educacionais, Programas, Projetos e Ações, identificando-se contradições, potencialidades e limites. A análise baseou-se na abordagem metodológica histórico-dialética, valorizando-se as categorias da totalidade e da contradição, na perspectiva de apreender o objeto situado em um contexto sócio-histórico, desvelando-se sua lógica, bem como a correlação de forças sociais. Também se utilizou a pesquisa bibliográfica e a análise documental para verificar a percepção ideológica de avaliação. Na pesquisa bibliográfica, valorizou-se a referência a estudiosos do tema, como Afonso (2005); Carnoy (2002); Dubet (2008); Freitas (2012); Gatti (2009); Gomes (2016); Libâneo (2012); Saviani (2007); Scaff (2011); Freire (1999), entre outros. Na análise documental, foram incluídos os textos normativos (leis, decretos, Medidas Provisórias, resoluções etc.) e os dados oficiais. Nesse sentido, a partir da melhor literatura e referenciada por um eixo conceitual de avaliação formativa e de uma educação de qualidade, democrática, libertadora e emancipatória, esta pesquisa pugna-se a investigar quais os verdadeiros propósitos contidos nas políticas analisadas, destacando-se seus eventuais problemas e limitações, a fim de que seja elaborada uma Nota Técnica como produto final. Seu caráter será propositivo e servirá para o aperfeiçoamento das políticas já existentes, assim como norteadora para as vindouras. Em um mundo tão profundamente desigual, torna-se cada vez mais imperioso que as políticas públicas estejam a serviço de uma sociedade menos segregatória, mais justa e realmente equitativa, que superem seu caráter meramente burocrático e que representem, de fato, um instrumental de cidadania e dignidade.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 2707636 - ALBIANE OLIVEIRA GOMES
Interno - 9068 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Externo à Instituição - TEREZINHA FÁTIMA ANDRADE MONTEIRO DOS SANTOS - UFPA
Notícia cadastrada em: 04/06/2020 11:01
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