Banca de QUALIFICAÇÃO: JANE DA PAZ PONTES SOUZA

DISCENTE: JANE DA PAZ PONTES SOUZA
DATA: 29/06/2020
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência.

Uma sequência por investigação para a aprendizagem significativa e construção de competências no ensino de química.

Química, investigação, aprendizagem significativa, competências.

ÁREA: Educação

A pesquisa se refere a uma sequência didática por investigação para a aprendizagem significativa e a construção de competências no ensino de Química, tendo como campo a Escola de Aplicação da UEMA.  O problema que orientará essa investigação é: Como pensar uma proposta pedagógica através de uma sequência didática investigativa que resulte em uma aprendizagem significativa capaz de construir as competências do século XXI na área de Química? Os objetivos serão: Construir uma proposta em forma de sequência didática investigativa para a aprendizagem significativa, sóciointeracionista e problematizadora para o ensino de Química. Como objetivos específicos: Compreender através das concepções teóricas como acontece o processo de aprendizagem significativa, sócio-interacionista e problematizadora na área do ensino de Química; Construir e desenvolver uma sequência didática investigativa capaz de possibilitar essa aprendizagem proposta na área do ensino de Química; Propor uma matriz sequencial de etapas para o desenvolvimento de um aprendizado investigativo na área da Química; Propor uma matriz de avaliação para verificar os conteúdos construídos durante o processo de aprendizagem; Identificar as contribuições da sequência didática investigativa proposta para a aprendizagem e para o desenvolvimento das competências definidas na BNCC. O percurso metodológico envolverá pesquisa bibliográfica fundamentada por Lakatos e Marconi (1990) e pesquisa-ação de acordo com Thiollent (Metodologia da pesquisa-ação, 1986). A abordagem da pesquisa será de cunho qualitativo segundo Minayo (1994), e a coleta de dados será feita através da gravação dos diálogos com a utilização de gravador de voz, e da observação das atividades seguindo um roteiro pré-estabelecido. Os participantes da pesquisa são os alunos do 1º ano e o professor de Química do ensino médio do turno vespertino do colégio já citado. A sequência didática investigativa possibilitará ao professor desenvolver o ensino de Química de forma a torná-lo consistente, voltado para a investigação científica, e favorável à construção de um comportamento reflexivo e crítico, sensível à resolução de questões do cotidiano, de forma contextualizada, integrado as principais mudanças e transformações que ocorrem no mundo. Como produto teremos uma proposta pedagógica organizada em forma de uma sequência didática que será materializada através de uma publicação científica.

Presidente(a) - 2707636 - ALBIANE OLIVEIRA GOMES
Interno - 1712611 - JACKSON RONIE SA DA SILVA