Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SERGIO ROBERTO FERREIRA NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SERGIO ROBERTO FERREIRA NUNES
DATA: 25/06/2020
HORA: 08:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência.
TÍTULO:

DIALOGOS DE SABERES INTERCULTURAIS NA FORMAÇÂODOCENTE: Uma análise da Educação Matemática na Licenciatura Indígena da Universidade Estadual do Maranhão.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática. Formação Docente. Licenciatura Intercultural Indígena.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Apresente pesquisa intitulada Diálogos de saberes interculturais na formação docente: uma análise da educação matemática na Licenciatura Indígena da Universidade Estadual do Maranhãotem por objetivo analisar a educação matemática na Licenciatura Intercultural da Educação Básica Indígena (LIEBI) da UEMA, como possibilidade de um processo formativo que pode favorecer diálogos entre os saberes ocidentais e indígenas na formação dos cursistas das ciências da natureza. Para tanto, pretende-se compreender o processo de matematização dos povos Timbira e Tenetherar em face da introdução da lógica matemática ocidental na difusão dos saberes e fazeres tradicionais indígenas, assim como, averiguar como os cursistas estão se apropriando da educação matemática na LIEBI no contexto indígena dessas etnias, na perspectiva dos diferentes saberes para a formação docente indígena e identificar os processos de formação inicial dos professores indígenas, suas articulações com os diferentes saberes, com vistas à elaboração de material didático para o ensino de matemática. O texto apresentado possui três seções primárias que tratam sobre o referencial teórico e uma seção primária que trata da metodologia da pesquisa.  Em se tratando das primeiras seções, serão analisadas as imposições de saberes dos colonizadores e a resistência indígena, numa abordagem histórica das políticas educacionais para os povos indígenas, acrescida da política de formação docente  indígena e a interculturalidade, a partir da LIEBI/UEMA e a educação matemática na referida Licenciatura O caminho investigativo para a construção desse trabalho é de natureza qualitativa, que envolve pesquisa bibliográfica, documental e de campo, por meio da pesquisa participante. Os instrumentos de coleta de dados são: observações, por meio do diário de campo entrevistas e grupos focais. Há uma seção denominada plano de dissertação, no qual serão descritas as ações a serem desenvolvidas após a qualificação acompanhado de um cronograma em que estão discriminados os períodos, nos quais cada ação da pesquisa será realizada.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1712611 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Externo à Instituição - KAYLA ROCHA BRAGA - UFMA
Presidente(a) - 8284 - MÁRCIA CRISTINA GOMES
Notícia cadastrada em: 03/06/2020 19:34
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1