Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA REGINA OLIVEIRA

DISCENTE: PAULA REGINA OLIVEIRA
DATA: 17/06/2020
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência.

GESTÃO ESCOLAR: desafios e possibilidades na efetivação da prática democrática

Educação. Gestão democrática. Política Educacional. Maranhão.

ÁREA: Educação

O texto de qualificação intitulado GESTÃO ESCOLAR:desafios e possibilidades na efetivação da prática democrática, trata da gestão escolar com foco na efetivação da gestão democrática a partir da Política Educacional do Governo Flávio Dino (2015 – 2020). Historicamente, a participação é tomada como instrumento de ruptura frente as condições de dependência e intervenção dos ditames socioeconômicos que definem o contexto das políticas educacionais, no tocante a gestão democrática, resultado de lutas sociais, tal condição torna-se ainda mais evidente. No Estado do Maranhão para além da superação de déficits históricos resultantes do descompromisso político com a educação, presenciamos atualmente a atuação de  um governo que por meio da definição de diretrizes normativas específicas tem divulgado preocupação com a efetivação da educação de qualidade, apresentando a gestão democrática como possibilidade para superação de tal desafio, o que justifica o interesse por este estudo. Quanto a metodologia optamos pela adoção do materialismo histórico – dialético buscando uma aproximação gradual com o objeto de estudo por meio dos condicionantes históricos. Para tanto, faremos uso da abordagem qualitativa com a realização de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Iniciamos o processo de investigação com a construção do estado do conhecimento que fundamenta esta pesquisa, centrando nossos referenciais em autores como: Saviani (2013), Libâneo (2003, 2018), Fonseca (2012), Sander (2009), Paro (2012, 2016), Oliveira (2015), Hora (2007), Arroyo (2008), Frigotto (2014), Cury (2007), Ribeiro (2015), Silva (2002), entre outros. Seguimos com o levantamento dos documentos que normatizam o princípio da gestão democrática em âmbito nacional e estadual. E a realizar-se, está a pesquisa de campo em uma escola da rede pública estadual localizada na cidade de São Luís – MA, onde serão efetuadas observação, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Entre os sujeitos da pesquisa estarão gestores, professores, funcionários, alunos e seus representantes legais, buscando a compreensão da concepção de gestão e análise das práticas adotadas.  Ao final do estudo esperamos nos deparar com uma gestão escolar que caminha para ruptura das ações burocráticas e centralizadoras através do estabelecimento da prática democrática.

Interno - 9068 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Externo à Instituição - MARIA JOSE PIRES BARROS CARDOZO - UFMA