Banca de QUALIFICAÇÃO: VITORIA RAQUEL PEREIRA DE SOUZA

DISCENTE: VITORIA RAQUEL PEREIRA DE SOUZA
DATA: 25/05/2020
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência.

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS

Formação Continuada de ProfessoresPlano de Intervenção Pedagógica  PIPAlfabetização.

ÁREA: Educação

A pesquisa intitulada A formação continuada dos professores do Plano de Intervenção Pedagógica nSistema Público de Ensino do município de São Luís configura uma dissertação de mestrado, em construção. Discute a formação continuada de professores alfabetizadores, materializadas por políticas de formação, entendidas neste estudo como aquela que valoriza o trabalho docente em todas as suas dimensões. Compreendendo que o trabalho docente como multidimensional, sócio-histórico e situadocolaboram para melhorias no processo educativo; delimitados aqui no ciclo de alfabetização. A alfabetização na perspectiva do letramento na qual o professor alfabetizador utiliza intervençõesdidático-pedagógicas para que o estudante possa ler e escrever a partir das práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade. Assim, a pesquisa objetiva analisar as ações de formação continuada do Plano de Intervenção Pedagógica - PIP, do Programa Educar Mais, Juntos no Direito de Aprender”e seus efeitos na qualificação do trabalho docente de modo a proporcionar efeitos na alfabetização de alunos do 2º e 3º anos do ensino fundamental, do sistema público de ensino de São Luís. Na especificidade a pesquisa se propõe a identificar no âmbito do Ministério da Educação (MEC), tanto quanto no sistema público de ensino municipal de São Luís políticas, programas e ações, com vistas ao atendimento educativo escolar no ciclo de alfabetização; identificar os fundamentos teórico-metodológicos e pedagógicos do Plano de Intervenção Pedagógica – 60 lições do Programa Educar Mais, Juntos no Direito de Aprender”; analisar as concepções práticas de alfabetização e de formação continuada de professores alfabetizadores; analisar as contribuições da formação continuada para o exercício da docência na alfabetização; elaborar proposta de formação continuada para o ciclo de alfabetização, como produto final desta pesquisa. Assim, algumas questões delineiam e orientam para pensarmos sobre este objeto de pesquisa, tais como:  no âmbito do Ministério da Educação (MEC), tanto quanto no sistema público de ensino municipal de São Luís políticas, programas e ações, com vistas ao atendimento educativo escolar no ciclo de alfabetização. Há no âmbito no sistema público de ensino de São Luís políticas, programas e ações com vistas a formação continuada de professores alfabetizadores? Quais ofundamentos teórico-metodológicos e pedagógicos do Programa Educar Mais, Juntos no Direito de Aprender”, por meio do Plano de Intervenção Pedagógica – PIP- 60 liçõesque qualificam o trabalho docente do professor alfabetizador? Que concepções e práticade alfabetização e de formação continuada de professores estão presentes no PIP? A formação continuada dos professores que atuam no Ciclo de Alfabetização no âmbito do PIP, nas escolas municipais em SãoLuís – MA, contribuem para o exercício da docência na alfabetização e para elevar os níveis de aprendizagem no 2 e 3º anos do ensino fundamental? Para realizarmos esta pesquisa optamos pela abordagem qualitativa, apoiados na natureza empírico-analítica (revisão de literatura, na análise de documentos oficiais, diário de bordo e de entrevistas semiestruturadas) baseada no método dialético.Nesse sentidodiscutiremos a formação continuada à luz da legislação vigente, além de dialogarmos com teóricos e estudiosos da atualidade, que nos ajudaram a compreender as percepções, tensões, interpretações da realidade complexa vivenciadas na escola a partir da materialização do PIP-60 lições,a fim de que pautados neste diagnóstico possamos elaborar uma Proposta de Formação Continuada para professores alfabetizadores, que seja sustentada numa perspectiva da epistemologia crítico-emancipatóriacomo produto final da pesquisa. A intenção por meio deste produto é valorizar os saberes e fazeres dos professores alfabetizadores. Com base na revisão de literatura e na análisedocumental os estudos tem evidenciado, dentre outros aspectos que a formação continuada de professores alfabetizadores é um dos espaços privilegiados de aprendizagem e produção de conhecimento. Que o PIP é um dos eixos da política de formação de professores alfabetizadores, que atuam no Sistema Público de Ensino de São Luís. Sendo o mesmo integrante de um conjunto de programas desenvolvidos pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, hoje adotados por alguns sistemas públicos de ensino. Que os professores alfabetizadores precisam ter o trabalho docente reconhecido e valorizado a partir dos saberes qujá possuem, colaborando também na formulação de políticas públicas.

Presidente(a) - 1479559 - SEVERINO VILAR DE ALBUQUERQUE
Interno - 2712966 - NADJA FONSECA DA SILVA