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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO JOSE PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDO JOSE PEREIRA DA SILVA
DATA: 17/02/2020
HORA: 08:00
LOCAL: Sala 01 do Mestrado PPGE
TÍTULO:

Discursos sobre gênero e sexualidade em livros didáticos e paradidáticos da Educação Infantil de Caxias – MA.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil. Gênero. Sexualidade. Livro Didático. Livro Paradidático. Proposta Pedagógica.


PÁGINAS: 142
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este texto de qualificação problematiza as temáticas gênero e sexualidade na Educação Infantil. A pesquisa intitulada: “Discursos sobre gênero e sexualidade em livros didáticos e paradidáticos da Educação Infantil de Caxias – MA” é de abordagem qualitativa documental. Tem como objetivo analisar os discursos sobre as questões de gênero e sexualidade presentes nos livros didáticos e paradidáticos da Educação Infantil das escolas públicas de Caxias – MA, sendo estes os da Creche e Pré-escola (Infantil I e Infantil II) de três escolas da rede pública no município. Os objetivos específicos foram: descrever os discursos sobre gênero e sexualidade presentes nos livros didáticos e paradidáticos da educação infantil; compreender os tipos de discursos que são anunciados nos livros didáticos e paradidáticos gênero e sexualidade e propor, a partir das análises realizadas nos livros didáticos e paradidáticos, uma Proposta Pedagógica em formato de livro (e-book e impresso) – para visibilizar uma educação sexual infantil plural, ética, cidadã e inclusiva. Foram adquiridos nove livros didáticos sendo estes: dois livros didáticos da creche (um de caligrafia); e sete livros didáticos da pré-escola (um de caligrafia). A pré-escola está dividida em Educação Infantil I e Educação Infantil II. Tanto na Educação Infantil I como na Educação Infantil II os livros são iguais em disciplina: Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade. Os livros paradidáticos foram adquiridos nas três escolas. Sendo assim, na primeira escola foram adquiridos 28 livros paradidáticos e na segunda escola, 9 livros paradidáticos e, na terceira e última escola 6 livros. Assim, totalizando-se 43 livros paradidáticos da Educação Infantil. A problematização sobre os discursos de gênero e sexualidade presente nos livros didáticos e paradidáticos da Educação Infantil mostra que os livros têm produzido diferentes formas de ser menino e menina. Os livros analisados na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação mostram que: na categoria gênero, as subcategorias profissões têm sido apresentadas nos livros de forma a visualizar o papel do homem e da mulher no mundo do trabalho, mas também ainda persiste em produzir espaços e representações tradicionais de trabalho, sendo a mulher muitas vezes vista no espaço domestico e do cuidado com lar e os filhos. Na subcategoria família, também se percebeu que a composição familiar é alguns momentos pluralizada, inventada, dando visibilidade a novas configurações e modelos de família, como vistos na atualidade. Na categoria brinquedo e brincadeiras os livros tem buscado enfatizar os brinquedos e brincadeiras agrupando as crianças a partir do gênero, buscando ainda cultivar nas meninas uma vocação para a maternidade, indicando como essas meninas devem se comportar o que devem vestir, falar, comprar, etc. Já na categoria sexualidade na subcategoria corpo infantil este é representado pela fase de desenvolvimento da vida, desde o nascer até a idade adulta, retratando o corpo no universo da reprodução biológica. E, na subcategoria higienização vem sendo abordada na dimensão da saúde. O corpo limpo remete-se também a outra compressão de que cuidar do corpo é uma tarefa que deve ser aprendida desde a infancia. A higienização da criança é invocada como necessária de uma ideia de infância que precisa está limpa, cheirosa e bem cuidada. Assim, os livros paradidáticos estão passando pelo processo de análise e teorização das categorias através da análise documental, buscando extrair os discursos (textos e imagens) relacionados a gênero e sexualidade e, que serão apresentados na produção final da escrito do texto. Sendo assim, entendo que o percurso analítico tecido vem produzindo seus primeiros resultados que é o estranhamento às formas de educar meninos e meninas na educação infantil, onde os livros empenham-se para fixar as identidades infantis numa lógica normativa de gênero e sexualidade. Nesse sentido, compreendo a importância do ato político-pedagógico da desconstrução.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1712611 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Interno - 8284 - MÁRCIA CRISTINA GOMES
Externo à Instituição - NILVANETE GOMES DE LIMA - IFMA
Notícia cadastrada em: 06/02/2020 09:02
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