Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDERICO SEGUNDO SANTOS ALMEIDA

DISCENTE: ALDERICO SEGUNDO SANTOS ALMEIDA
DATA: 17/02/2020
LOCAL: Sala 01 do Mestrado PPGE

(ENTRE) LINHAS E DISCURSOS: um estudo sobre a homossexualidade e a homofobia em livros de Sexualidade e Educação Sexual do ensino médio em escolas públicas de São Luís, Maranhão.

Homossexualidade. Homofobia. Educação para Diversidade.

ÁREA: Educação

Inicialmente, apresento a pesquisa intitulada Entre)linhas e discursos: um estudo sobre homossexualidade e homofobia em livros de sexualidade e Educação Sexual do ensino médio em escolas públicas de São Luís /MA. Quando escolho usar o termo (entre)linhas, é em alusão ao dito (palavras, frases, parágrafos etc.) e o não dito (as entrelinhas) que compõem o discurso textual dos/as autores/as sobre o tema homossexualidade.  De maneira geral, proponho-me a analisar os discursos sobre os temas da homossexualidade e homofobia, constantes em livros de Sexualidade e Educação Sexual, presentes nos acervos de bibliotecas de escolas públicas de São Luís, Maranhão, a partir da perspectiva teórico-metodológica dos Estudos Culturais em Educação. Portanto, como objetivos específicos, minha pesquisa: a) descreve os discursos sobre o tema da homossexualidade, constantes nos livros de Sexualidade e Educação Sexual, catalogados nas bibliotecas das escolas públicas de ensino médio; b) compreende as posições teórico-metodológicas dos/as autores/as dos livros de Sexualidade e Educação Sexual sobre o tema da homossexualidade; c) problematiza os sentidos dados ao tema da homossexualidade pelos/as autores/as e os encaminhamentos pedagógicos, metodológicos e didáticos que são referidos, acerca da temática social denominada homofobia; d) constrói uma proposta pedagógica, em formato e-book, a fim de que contribua no enfrentamento de práticas homofóbicas no espaço escolar, bem como facilite a compreensão sobre o tema homossexualidade. Tendo os seguintes questionamentos norteadores: a homossexualidade é discursada da mesma forma nos livros de Sexualidade e Educação Sexual? De que forma o conteúdo “homossexualidade” vem sendo apresentado em livros de Sexualidade e Educação Sexual disponíveis em bibliotecas de escolas públicas do ensino médio de São Luís? Que ideias e representações sobre o tema “homossexualidade” são divulgadas nesses livros? Quais os tipos de discursos que são anunciados pelos/as autores/as ao exporem o tema “homossexualidade”? Quais as intenções dos/as autores/as na apresentação dos conteúdos sobre a homossexualidade? Os referidos livros trazem uma discussão social sobre a homofobia? Justifica-se, então, a análise de livros de Sexualidade e Educação Sexual, por entendermos que este conteúdo é de extrema importância na aprendizagem dos/as estudantes, visto que os discursos sobre a homossexualidade influenciam maneiras de perceber a sociedade e os indivíduos, pois há uma cultura que forma o olhar de cada pessoa, e ela é reproduzida com muita “naturalidade”. No capítulo 1, apresento breves informações sobre minhas escolhas acadêmicas e experiências profissionais e pessoais que me motivaram aos estudos de gênero e sexualidade, também apresento a justificativa, as questões norteadoras e objetivos desta pesquisa de mestrado. No capítulo 2,“Ferramentas do fazer ciência”, faço um detalhamento da pesquisa, apresentando as ferramentas e a metodologia usadas; trago informações específicas dos materiais que estou analisando; apresento os/as autores/as que me dão suporte teórico-metodológico; e falo sobre os estudos culturais em educação. Já, no capítulo 3, “A homossexualidade e a homofobia nas discussões educacionais”, trago informações sobre as discriminações e estigmas que as pessoas homossexuais sofrem; e também localizo o conceito de homofobia e reflito sobre a educação para a diversidade. No capítulo 4, “A homossexualidade e a homofobia em livros de sexualidade e educação sexual: primeiras aproximações”, trago as primeiras análises documentais dos materiais coletados nas escolas Centro Integrado Rio Anil - CINTRA e Centro de Ensino Liceu Maranhense. No capítulo 5, apresento a ideia de produto que irei construir E, por fim, exponho minhas considerações parciais sobre a pesquisa.

Presidente(a) - 1712611 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Interno - 8284 - MÁRCIA CRISTINA GOMES