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Banca de QUALIFICAÇÃO: OTÁVIO AUGUSTO DE MORAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OTÁVIO AUGUSTO DE MORAES
DATA: 17/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reunião do CECEN
TÍTULO:

Concepções sobre a adolescência e projeto de vida segundo a Base Nacional Curricular Comum


PALAVRAS-CHAVES:

Adolescência. Base Nacional Comum Curricular. Projeto de Vida. Pesquisa Documental. Ensino Médio.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho de Qualificação elaborado dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, possui como principal objetivo analisar as concepções sobre a Adolescência e Projeto de Vida segundo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) do Ensino Médio. Utilizamos nesta pesquisa a análise documental para realizar a compreensão da BNCC, através de leitura flutuante como técnica de impregnação (BARDIN, 1977), leitura em profundidade (SCHRAIBER, 1995), categorização, discussão com o arcabouço teórico e análise dos dados no processo de construção deste trabalho, nos situando em uma pesquisa de cunho qualitativa. Consideramos o processo histórico e social no desenvolvimento do currículo, principalmente de 1995
até os dias atuais, pois foi a época que a sociedade brasileira mergulhou nos processos neoliberais. Tem como assertiva o fato de que apesar do sistema neoliberal não ter foco voltado a educação, esta área foi fortemente atingida por políticas internas e externas que marcam a educação brasileira. Deste modo a própria construção do currículo não passou despercebida ao processo do neoliberalismo, mas foi influenciada desde a sua concepção até a efetivação nas salas de aulas, consequentemente nos próprios alunos. Compreendemos neste trabalho que o adolescente é uma construção temporal, histórica, cultural, econômica e social, que tem o seu Projeto de Vida também pautado no meio externo e nos processos subjetivos do próprio sujeito. Apresentamos parcialmente o resultado de que não é possível analisar o Projeto de Vida dissociado do próprio adolescente e de onde está inserido, deste modo precisamos obter uma visão holística da construção para compreendermos as partes que a compõe. Concluímos que se torna imprescindível analisar o Adolescente, o Projeto de Vida e a BNCC para compreendermos o caminho que a educação brasileira irá começar a seguir daqui a pouco tempo. Ao
término deste trabalho construiremos um portal para auxiliar os professores do ensino médio acerca desses conceitos, propostas didáticas e informações para ajudá-los na prática docente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDA VILHENA MAFRA BAZON - UFSCAR
Presidente(a) - 70771 - IRIS MARIA RIBEIRO PORTO
Interno - 2712966 - NADJA FONSECA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 04/02/2020 08:38
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