Estratégias de Ensino da Língua Portuguesa para Alunos Surdos do 1º ano do Ensino Médio: Um Estudo nas Escolas Centro de Ensino Dr. Geraldo Melo e Centro Educa Mais Estefânia Rosa da Silva em São Luís – MA
Ensino de Língua Portuguesa. Alunos Surdos. Estratégias de Ensino da L2
A pesquisa busca investigar as “Estratégias de Ensino da Língua Portuguesa para Alunos Surdos do 1º ano do Ensino Médio: Um Estudo nas Escolas Centro de Ensino Dr. Geraldo Melo e Centro Educa Mais Estefânia Rosa da Silva em São Luís – MA, situadas em São Luís – MA”. Nesse sentido, o objetivo principal é analisar as estratégias de ensino da Língua Portuguesa utilizadas para alunos surdos no 1º ano do Ensino Médio nas escolas supracitadas em São Luís – MA, buscando identificar as práticas pedagógicas eficazes e propondo melhorias para a inclusão e o aprendizado desses alunos. A metodologia adotada inclui um estudo qualitativo, que contemplará a observação participante em sala de aula, entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, bem como a análise de materiais didáticos utilizados no ensino da Língua Portuguesa. As informações coletadas serão analisadas por meio de categorias emergentes que refletem as práticas pedagógicas e as barreiras enfrentadas pelos professores. A análise dos dados será realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, visando identificar padrões e temáticas recorrentes. Sendo assim, o objetivo da pesquisa é elaborar um Caderno com Estratégias Pedagógicas, como instrumento que poderá nortear o professor ouvinte da disciplina língua portuguesa, a entender o universo da pessoa surda, sua trajetória de lutas e conquistas, história da educação de surdos, cultura, comunidade surda, particularidades da surdez, sua língua, a legislação, desafios e estratégias de ensino, casos de sucesso no ensino da língua portuguesa. Este caderno terá como base as informações obtidas na pesquisa e visa auxiliar os professores a desenvolverem estratégias pedagógicas inclusivas. Desse modo, espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer insights relevantes sobre as atitudes e percepções dos professores em relação ao ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos, contribuindo para o aprimoramento das estratégias e práticas pedagógicas. Além disso, espera-se que a utilização dele, possa subsidiar melhorias do ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos do 1º ano das escolas do ensino médio.