A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO AMBIENTE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE MATIAS OLÍMPIO-PI
Formação Docente; Educação Inclusiva; Ambiente Escolar; Surdez; Estudantes Surdos.
Esta pesquisa trata sobre o tema “A formação docente para a inclusão de estudantes surdos no ambiente escolar no município de Matias Olímpio-PI”, e visa analisar como ocorre o processo formativo de docentes na perspectiva da educação inclusiva de estudantes surdos no ambiente escolar no município de Matias Olímpio-PI. E com isso, compreender questões inerentes ao processo formativo de docentes para o desenvolvimento de um trabalho na perspectiva da inclusão de estudantes surdos no ambiente escolar municipal, desvelando aspectos determinantes de uma educação inclusiva, condição indispensável para uma formação voltada para a cidadania. A fundamentação deste estudo ancora-se em documentos oficiais e teóricos que colaboram com a temática, além disso aborda conceitos de educação inclusiva, prática educativa de sujeitos surdos, políticas educacionais que contemple uma educação inclusiva e de qualidade ofertada aos sujeitos surdos no ambiente escolar. Nessa perspectiva, a pesquisa contempla a abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, considerando a necessidade de compreender como os docentes se posicionam na sua atividade e o que pensam a respeito do trabalho que realizam. Nesse contexto, o lócus da pesquisa é uma escola da rede municipal de Matias Olímpio–PI, cuja turma foi o sétimo ano do Ensino Fundamental – Anos finais, onde há a presença de dois estudantes surdos. Sendo assim, os participantes foram os docentes que atuam na turma do sétimo ano das diferentes disciplinas. A metodologia utilizada para construção dos resultados e discussões foi a análise de conteúdo de Bardin, acrescido da construção do estado arte para melhor discernimento da discussão sobre a temática. Além disso, os resultados foram construídos por meio de informações colhidas a partir de um período de observação, bem como a análise das respostas emitidas por oito sujeitos, os quais responderam a dez perguntas. Ademais, acredita-se que a investigação apontou uma visão crítica de como ocorre a inclusão de estudantes surdos no espaço escolar no município sede da pesquisa. Por conseguinte, ao analisar os resultados obtidos por meio da observação e questionário aberto, considerou-se que os docentes apresentam uma boa compreensão sobre alguns temas como a legislação brasileira, educação inclusiva, formação docente, planejamento e adaptações curriculares para estudantes surdos, trabalho colaborativo, noções sobre metodologias adequadas para inclusão desses estudantes no ambiente escolar. Além disso, foram visualizados também muitos desafios enfrentados pelos docentes de diferentes ordens, que vão desde a existência de uma política de formação continuada na área da surdez a aspectos como a interação entre os estudantes surdos e a comunidade escolar. Para a culminância da pesquisa, foi construído um recurso educacional no formato de cartilha, contendo uma formação voltada para apontar direções aos docentes no processo inclusivo desses sujeitos que atuam na inclusão de estudantes surdos no ambiente escolar por meio de práticas inovadoras.