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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCUS PÉRIKS BARBOSA KRAUSE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCUS PÉRIKS BARBOSA KRAUSE
DATA: 15/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

BARREIRAS ATITUDINAIS NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS AUTISTAS NA

EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE PEDREIRAS


PALAVRAS-CHAVES:

Barreiras atitudinais; Autistas; Escolarização; Educação básica.


PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Educação
ÁREA: Educação
RESUMO:

A inclusão de alunos autistas no ambiente escolar é um desafio que se reflete na

necessidade de práticas pedagógicas que considerem as particularidades dessa população. As

barreiras atitudinais, frequentemente resultantes da falta de informação e preconceito, podem

dificultar o aprendizado e a socialização de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este

trabalho se propõe a investigar e desenvolver estratégias inclusivas na Unidade de Ensino Wilna

Bezerra, no município de Pedreiras, Maranhão, visando mitigar esses impactos. O objetivo geral

deste estudo é desenvolver práticas pedagógicas inclusivas para que docentes possam minimizar

os impactos das barreiras atitudinais no cotidiano de alunas/os autistas da Unidade de Ensino Wilna

Bezerra, município de Pedreiras, Estado do Maranhão. A pesquisa será conduzida por meio de uma

abordagem qualitativa, com o uso de questionários e entrevistas semi-estruturadas com professores.

A coleta de dados ocorreu em três etapas: (1) diagnóstico inicial sobre as práticas pedagógicas

atuais e a percepção sobre inclusão; (2) desenvolvimento e aplicação de oficinas de formação para

professores, focando em estratégias inclusivas; (3) avaliação dos resultados por meio de

observações em sala de aula e feedback dos participantes. Além disso, serão realizadas discussões

em grupo para refletir sobre as práticas adotadas e as mudanças percebidas no ambiente escolar.

Ao final do estudo, espera-se que as práticas pedagógicas desenvolvidas contribuam para a redução

das barreiras atitudinais enfrentadas por alunos autistas na Unidade de Ensino Wilna Bezerra. O

fortalecimento da formação docente e a promoção de um ambiente escolar inclusivo são

fundamentais para garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades,

possam ter acesso a uma educação de qualidade. Os resultados da pesquisa poderão servir como um modelo para outras instituições de ensino na busca por uma educação mais inclusiva e respeitosa, promovendo um espaço onde a diversidade seja valorizada e acolhida.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 862852 - CAROLINA VASCONCELOS PITANGA
Interno - 6715 - ELIZETE SANTOS
Externo à Instituição - RARIELLE RODRIGUES LIMA - UFMA
Notícia cadastrada em: 28/04/2025 09:30
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