BARREIRAS ATITUDINAIS NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS AUTISTAS NA
EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE PEDREIRAS
Barreiras atitudinais; Autistas; Escolarização; Educação básica.
A inclusão de alunos autistas no ambiente escolar é um desafio que se reflete na
necessidade de práticas pedagógicas que considerem as particularidades dessa população. As
barreiras atitudinais, frequentemente resultantes da falta de informação e preconceito, podem
dificultar o aprendizado e a socialização de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este
trabalho se propõe a investigar e desenvolver estratégias inclusivas na Unidade de Ensino Wilna
Bezerra, no município de Pedreiras, Maranhão, visando mitigar esses impactos. O objetivo geral
deste estudo é desenvolver práticas pedagógicas inclusivas para que docentes possam minimizar
os impactos das barreiras atitudinais no cotidiano de alunas/os autistas da Unidade de Ensino Wilna
Bezerra, município de Pedreiras, Estado do Maranhão. A pesquisa será conduzida por meio de uma
abordagem qualitativa, com o uso de questionários e entrevistas semi-estruturadas com professores.
A coleta de dados ocorreu em três etapas: (1) diagnóstico inicial sobre as práticas pedagógicas
atuais e a percepção sobre inclusão; (2) desenvolvimento e aplicação de oficinas de formação para
professores, focando em estratégias inclusivas; (3) avaliação dos resultados por meio de
observações em sala de aula e feedback dos participantes. Além disso, serão realizadas discussões
em grupo para refletir sobre as práticas adotadas e as mudanças percebidas no ambiente escolar.
Ao final do estudo, espera-se que as práticas pedagógicas desenvolvidas contribuam para a redução
das barreiras atitudinais enfrentadas por alunos autistas na Unidade de Ensino Wilna Bezerra. O
fortalecimento da formação docente e a promoção de um ambiente escolar inclusivo são
fundamentais para garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades,
possam ter acesso a uma educação de qualidade. Os resultados da pesquisa poderão servir como um modelo para outras instituições de ensino na busca por uma educação mais inclusiva e respeitosa, promovendo um espaço onde a diversidade seja valorizada e acolhida.