ESTUDOS DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL EM TERESINA-PI: (IN)EXISTÊNCIA DE ATIVIDADES PARA OS ESTUDANTES COM COMPORTAMENTOS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO?
PRODUTO(PTT): GUIA ORIENTADOR DOCENTE DE ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO PARA OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO ENSINO MÉDIO
Educação especial. Educação inclusiva. Superdotação. Enriquecimento.
A escola regular passa por constantes transformações que primam por melhorias na qualidade da educação ofertada aos estudantes. Evidenciam-se o surgimento de reformas educacionais que, imersas nos direitos sociais, incitam e incidem para o entendimento de que todas as pessoas têm direito à educação de qualidade. Nesse contexto, fazemos referência à modalidade da educação especial que perpassa todos os níveis e modalidades da educação (Brasil, 1996) e prevê atendimento educacional a alunos com deficiência, transtornos e altas habilidades/superdotação dentro das escolas regulares, com currículos, metodologias e recursos conforme a necessidade desses estudantes. Nesse estudo, investigamos os itinerários formativos de uma escola pública de ensino médio de tempo integral no município de Teresina-PI, para sugerir a aplicabilidade de atividades de enriquecimento escolar para, assim, possibilitar a identificaçao de estudantes com comportamentos de altas habilidades/superdotação (AH/SD), visando estimular suas potencialidades latentes. Elaborou-se, como problema de pesquisa, a seguinte questão: Como os professores na sua atividade docente em escola de ensino médio de tempo integral podem trabalhar os itinerários formativos, tendo como proposta os aportes teóricos e práticos do Modelo de Enriquecimento para toda a escola-SEM, de modo a identificar e estimular estudantes com comportamentos de altas habilidades/superdotação? Estabeleceu-se, como objetivo geral, o seguinte: investigar como os professores que exercem a docência em escola de ensino médio de tempo integral podem trabalhar os itinerários formativos tendo como subsídio os aportes teóricos e práticos do Modelo de Enriquecimento para toda a escola-SEM, reconhecendo e estimulando estudantes com comportamentos de altas habilidades/superdotação. O estudo foi desenvolvido com sete participantes de uma escola de ensino médio de tempo integral da rede estadual do Piauí, na cidade de Teresina. Os principais teóricos que embasaram o estudo foram: Renzulli e Reis (2010); Renzulli (2004, 2010, 2014); Lima (2020, 2010); Pérez (2004); Burns (2014); entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Na metodologia, optou-se pela pesquisa descritiva e como instrumentos e técnicas para a coleta de dados, utilizou-se questionários para os participantes, diário de campo das pesquisadoras e diários de bordo dos participantes, que foram construídos durante a realização de uma oficina, cuja finalidade consistiu em apresentar o protótipo do recurso educacional, intitulado Guia Orientador Docente de atividades de enriquecimento para os itinerários formativos do ensino médio. Isso porque as atividades de enriquecimento ao serem realizadas, podem viabilizar a identificação de estudantes com potencialidades superiores, isto é, com comportamentos de altas habilidades/superdotação. Os resultados dessa pesquisa indicaram que os professores consideram que as atividades das disiciplinas dos itinerários formativos, tendo como proposta as atividades de enriquecimento escolar, podem viabilizar a identificação de estudantes com altas habilidades/superdotação em escolas públicas de tempo integral em Teresina-PI. Espera-se, com esse estudo, que o Guia seja utilizado por escolas para a identificação, estimulação, reconhecimento e valorização da diversidade de interesses, potencialidades e habilidades dos estudantes com AH/SD.