USO DAS GEOTECNOLOGIAS NO APRENDIZADO DE GEOGRAFIA DE ALUNOS AUTISTAS
Educação inclusiva. Geotecnologias. Sistema de Posicionamento Global (GPS). Mapas digitais. Tecnologia assistiva.
O estudo explora a implementação das geotecnologias, por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e os mapas digitais, nas aulas de Geografia para alunos com autismo. A pesquisa foi realizada na UEB José Gomes Rodrigues - Colégio Militar Tiradentes XXIII, localizado no município de Itapecuru Mirim – Maranhão. A metodologia combina questionários, entrevistas e observações, seguidas de análises estatística e de conteúdo. Ela visa avaliar o potencial das geotecnologias, mapas digitais e sistemas de posicionamento global no aprendizado de geografia de alunos com autismo, identificar a compreensão de conceitos geográficos que se beneficiem das geotecnologias e discernir a importância dos mapas digitais e do Sistema de Posicionamento Global nesse contexto. Além disso, almeja-se criar um manual de utilização para docentes nessa área. A pesquisa tem potencial para influenciar estratégias didáticas, promovendo uma educação geográfica mais inclusiva para alunos autistas.